A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) vem ampliando constantemente o número de cursos profissionalizantes oferecidos à população. Atualmente estão em andamento o curso de Montador de Painéis Elétricos, o workshop de Corte, Tintura e Anatomia Capilar e o curso de Terapias Holísticas, que aborda principalmente à Reflexoterapia e a Shiatsuterapia. O curso de Terapias Holísticas é baseado, principalmente, em métodos orientais.

“Atuamos com técnicas orientais que abordam o funcionamento orgânico do corpo e seus ‘canais de energia’. São métodos muito benéficos aos pacientes, que auxiliam na melhora do funcionamento corporal. Temos no município, desde 2012, um Núcleo de Terapia Integrativo, que é aberto aos alunos que são formados nos cursos promovidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego”, disse Miriam Santana, terapeuta holística, massoterapeuta e professora do curso de Terapias Holísticas.

A Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia, que trata-se de um tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. A Reflexologia estuda as delimitações destas áreas reflexas, bem como suas funções e ações perante as doenças que atingem os seres humanos. É um, dentre os diferentes recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar, anteriormente conhecida como medicina alternativa.

Já a Shiatsuterapia, como o próprio nome indica, refere-se ao tratamento através da utilização do Shiatsu, que é um recurso terapêutico originário do Japão. É uma técnica que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo, sendo praticada tanto de maneira profissional quanto no formato amador.

“Me surpreendi com a qualidade do curso, pois essas técnicas proporcionam tanto benefícios físicos quanto emocionais. A equipe da Secretaria de Trabalho e Emprego é extremamente capacitada e está de parabéns, este curso promove a qualidade de vida”, comentou Arialda Amorim, 48, professora, massoterapeuta e aluna do curso de Reflexoterapia.

23