O evento “Veterinária da Rural, Saúde Global” hoje já é consolidado como uma das maiores ações de extensão da Universidade para com os moradores de Seropédica e arredores.

Organizado anualmente pelo Grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ, o evento já se tornou tradição no município. Assim como nos outros anos, no mês de outubro serão realizadas atividades de extensão voltadas à população. Este ano, em função da pandemia ocasionada pela COVID-19, o evento terá um novo formato em Vídeos Educativos.

No próximo dia 31 haverá o Dia D de Vacinação Antirrábica em parceria com a Prefeitura de Seropédica. 

História do “PET Medicina Veterinária da UFRRJ”

 

O Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária (grupo PET Medicina Veterinária) tem por objetivo geral dinamizar a formação em nível de excelência para os graduandos em Medicina Veterinária da UFRRJ, em um modelo de atuação interdisciplinar e de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, buscando a inserção de novas práticas pedagógicas no ambiente de aprendizagem.

No âmbito do ensino o grupo interage com docentes do curso, no apoio à produção de material didático, organização de encontros temáticos, cursos e palestras, além de apoiar as ações da Coordenação de Curso e Colegiado. Na pesquisa, deve identificar demandas, dinamizar processos de difusão de conhecimento e dar apoio a projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação da UFRRJ. Na extensão, realiza ações de divulgação de conhecimentos sobre saúde animal, saúde coletiva e saúde ambiental junto à comunidade acadêmica e não acadêmica e em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica, com grupos, projetos e Programas institucionais.

Nessa trajetória busca desenvolver com os estudantes uma postura de aprendiz (saber pensar, pesquisar, elaborar) diante da vida, para além da formação universitária, dialogando com a realidade social de modo crítico e atuante.

Atualmente, o grupo Pet Medicina Veterinária é formado pela tutora Profª Dra Isabele da Costa Angelo (Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública/Instituto de Veterinária/UFRRJ) e as discentes Andressa Barbosa Lopes, Bianca Bibolotti Prado, Daniela Santos Oliveira, Larissa dos Santos Ribeiro Silva, Letycia da Silva Fernandes, Natalia de Figueiredo, Nicole Camargo Souza, Thaisa Brasil Seixas e Thayanne Lavinia Santos de Souza.