Evento que já se tornou tradição no município de Seropédica, reuniu mais de 250 voluntários com foco para desenvolver ações de difusão de temas ligados à saúde animal, humana e ambiental.

A Prefeitura Municipal de Seropédica montou dois estandes da Vigilância Sanitária, um foi para vacinação de cães e gatos, onde foram vacinados 457 animais. No segundo estande sobre como eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela.  

Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento esse ano foi diferente dos anteriores. O foco em 2015 foi iniciar a articulação da Rural com a comunidade de Seropédica e em 2016 foi desenvolvido trabalho de prevenção de doenças em animais e zoonoses, com uma forte campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Esse ano, o projeto continua com essa proposta, informando à população de Seropédica e arredores sobre boas práticas no contato com os animais, doenças de potencial transmissão entre animal e homem e orientações sobre alimentos de origem animal, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário e pelos laboratórios do Instituto de Veterinária da UFRRJ.

A Coordenadora do Projeto “Veterinária da Rural, Saúde Global”, professora de Veterinária e Tutora do Grupo *PET Medicina Veterinária, Anna Paula Balesdent, agradeceu o apoio de todos e disse que esta é a 3º edição deste trabalho. “O projeto está acolhendo outros Grupos PET, são PET História, da Engenharia Química, o pessoal da Psicologia. O evento cresceu muito e ainda tem o nome Veterinária da Rural, Saúde Global, mas outros cursos estão ligados a este trabalho. No Grupo PET temos bolsistas com a função de desenvolver projetos de extensão, pesquisa e ensino. Com isso os alunos participam do projeto do MEC, Práticas Inovadoras em Medicina Veterinária, com a proposta para trazermos outras metodologias para que os alunos incorporem os conteúdos que a gente tem no ensino. Destaca Anna.                     

 *PET Programa do Governo (Programa de Educação Tutorial)

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O evento contou com cinco tendas: Tenda Auditório (onde ocorrerão mini palestras), além da Tenda Cidadania (focada em oficinas que tematizem a questão da cidadania), Tenda Vacinação (prática de vacinação antirrábica de cães e gatos), Tenda Infantil (voltada para atividades com crianças) e Tenda Exposição (que contou com a apresentação de peças de morcegos, carrapatos, etc).

As palestras foram bem diversificadas, com destaque para temas como bem-estar animal, câncer de mama em cadelas e gatas, obesidade, intoxicações, controle populacional de cães e gatos, fraudes em alimentos de origem animal e zoonoses, como raiva, esporotricose, entre outras. 

 Houve ainda a distribuição de plantas medicinais e aromáticas, diversas atividades de brincadeiras para as crianças, como a trilha da saúde, carrapato quente, exposição de parasitos e morcegos, apresentações de teatro, além de doação de brindes. 

 O “Saúde Global” ocorre anualmente no mês de outubro em função da Campanha “Outubro Rosa”, mês referente ao combate ao câncer de mama em mulheres, estendido também a prevenção de cadelas e gatas.  

O evento teve apoio: Prefeitura de Seropédica pela Vigilância Sanitária do município
Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Extensão. 
Patrocínio: Seropec, Nestle Purina, MSD, Elanco, Brasmed, L’aqua, O Bom Francês, 
Camisamania, Colorwave, Dona Margarida, Café Italia, Supermercado Seropédica
Cunha Imobiliária, Farmácia Universitária, Espaço Natural,  Farmelhor.

Faça o seu comentário