Envolvendo estudantes, autoridades municipais da região e da UFRRJ destacam importância de dar destino correto às embalagens de agrotóxicos

O secretário municipal de Agricultura de Campos, Robson Vieira, participou nesta sexta-feira (16) do “Dia Nacional do Campo Limpo”, na localidade de Ribeiro de Amaro, no distrito de Travessão, na primeira atividade da programação que vai até o fim de setembro. Com a participação de cerca de 250 alunos de 12 escolas públicas rurais de cinco municípios, foram realizadas mini palestras, encenação teatral e premiação a alunos de concursos de redação e desenho sobre a destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas.

— Consideramos fundamental o envolvimento dos alunos na luta para conscientizar o homem do campo, ajudando a multiplicar essa ideia — destacou Robson Vieira. “Muitos desses alunos são filhos de produtores rurais e podem alertar suas comunidades. Realizamos essa campanha o ano todo e vamos fechar com diversas atividades — ressaltou o agrônomo Frederico Veiga, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), envolvida na organização.

Representantes dos municípios com escolas envolvidas na programação também destacaram a importância do evento, que acontece desde 2005, quando foi inaugurada em Ribeiro de Amaro a única Central de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos do estado. “É importante realizarmos ações em parceria, como acontece aqui, porque dessa forma todos saem fortalecidos”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Cardoso Moreira, Ocimar Benvindo.

Em seguida, foram premiados com brindes os três primeiros alunos dos concursos de desenho e de redação. Kauan Almeida, do Centro Municipal Avançado de Educação de Mato Escuro, fez o melhor desenho. E Letícia Mesquita, da Escola Municipal Azeredo Cruz, ganhou com a melhor redação. Finalizando, grupo musical Art Lata, de São Francisco de Itabapoana, se apresentou utilizando instrumentos feitos com material reciclado.

Outras atividades vão acontecer até o final de setembro, com plantio de mudas nas margens do Valão da Onça, entre Campos e Cardoso Moreira, em data a ser definida; coleta de embalagens de defensivos na Baixada Campista, entre 25 de agosto e 6 de setembro; apresentações sobre o tema “Ambiente Rural”, no dia 5, no campus da UFRRJ; e um encontro de encerramento com atividades direcionadas a produtores rurais, no dia 28.

*Fonte: Ascom

Faça o seu comentário