Projeto “Saúde Global” une UFRRJ e comunidade de Seropédica em dia de prevenção de doenças e vacinação animal

Evento organizado pelo PET Veterinária pretende atingir público de 2.000 pessoas esse ano

No próximo sábado, 28/10, a praça Nildo Romano, no centro de Seropédica, será palco para um conjunto de atividades de extensão voltadas à população da cidade, no horário de 9h às 17h. O evento intitulado “Veterinária da Rural, Saúde Global”, organizado pelo grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ (PET MED VET), com cerca de 250 voluntários da comunidade acadêmica, terá como foco desenvolver ações de difusão de temas ligados à saúde animal, humana e ambiental.

Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento esse ano será diferente dos anteriores. O foco em 2015 foi iniciar a articulação da Rural com a comunidade de Seropédica e em 2016 foi desenvolvido trabalho de prevenção de doenças em animais e zoonoses, com uma forte campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Esse ano, o projeto continua com essa proposta, informando à população de Seropédica e arredores sobre boas práticas no contato com os animais, doenças de potencial transmissão entre animal e homem e orientações sobre alimentos de origem animal, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário e pelos laboratórios do Instituto de Veterinária da UFRRJ.

Com o apoio de outros 13 PETs (Programas de Educação Tutorial) da instituição, o projeto esse ano visa também a saúde humana e a temática cidadã. Segundo Anna Paula Balesdent, uma das professoras organizadoras do evento e tutora do PET MED VET, esse trabalho é essencial “uma vez que é função do médico veterinário informar à comunidade sobre os riscos e os cuidados na relação animal/homem/ambiente e esclarecer dúvidas sobre a prevenção de doenças decorrentes destas interações”, declara.

Novidade desse ano: divisão em tendas  temáticas

O evento esse ano contará com cinco tendas: Tenda Auditório (onde ocorrerão minipalestras), além da Tenda Cidadania (focada em oficinas que tematizem a questão da cidadania), Tenda Vacinação (prática de vacinação antirrábica de cães e gatos), Tenda Infantil (voltada para atividades com crianças) e Tenda Exposição (que contará com a apresentação de peças de morcegos, carrapatos, etc). Confira a programação completa aqui (www.facebook.com/saudeglobalufrrj/).

As palestras estão bem diversificadas, com destaque para temas como bem-estar animal, câncer de mama em cadelas e gatas, obesidade, intoxicações, controle populacional de cães e gatos, fraudes em alimentos de origem animal e zoonoses, como raiva, esporotricose, entre outras. A equipe da Vigilância Sanitária do município dará enfoque às doenças crônicas não infecciosas como diabetes, pressão alta, câncer de mama e tabagismo. Haverá também oficinas de reciclagem, formas geométricas com canudos, como cuidar de hortas, benefícios das plantas medicinais, estão entre os destaques.

Estão previstas ainda a distribuição de plantas medicinais e aromáticas, diversas atividades de brincadeiras para as crianças, como a trilha da saúde, carrapato quente, exposição de parasitos e morcegos, apresentações de teatro, além de doação de brindes. Além disto, haverá diversos projetos com orientação de manejo de cavalos, de animais silvestres, venda de docinhos que se revertem em tratamento de animais abandonados e agendamento para participação no “Projeto Castração”, que realiza há anos a castração de cães e gatos a baixo custo no Instituto de Veterinária.

 O “Saúde Global” ocorre anualmente no mês de outubro em função da Campanha “Outubro Rosa”, mês referente ao combate ao câncer de mama em mulheres, estendido também a prevenção de cadelas e gatas.  

 A atividade está em sua terceira edição. Em 2015, o Saúde Global atingiu 117 membros da comunidade acadêmica e 300 visitantes locais, com abordagem por meio de 12 projetos. Já, em 2016, foram 153 participantes da comunidade acadêmica, 8 promotores de empresas e 1.600 participantes da comunidade não acadêmica, com exposição de 18 projetos e vacinação antirrábica de 1.615 animais, sendo 1.355 cães e 260 gatos. Houve também aplicação de 1.100 doses de medicamentos antiparasitários em animais de companhia.

 Assim, o “Veterinária da Rural, Saúde Global” pretende causar impacto positivo na saúde e bem-estar da população animal, humana da comunidade de Seropédica, ao promover sua aproximação com a comunidade acadêmica da Rural, possibilitando troca mútua de conhecimento, com fortalecimento desta interação a cada edição.  

Faça o seu comentário