À Comunidade Escolar do CAIC Paulo Dacorso Filho

A Reitoria da UFRRJ e a Prefeitura de Seropédica informam aos responsáveis por alunos, docentes e demais trabalhadores do CAIC Paulo Dacorso Filho que estão empenhadas em viabilizar um local apropriado no câmpus da UFRRJ para instalação e realização das atividades pedagógicas e administrativas da Escola. Estamos aguardando um posicionamento sobre a reintegração do espaço utilizado há anos pelo Colégio Fernando Costa, atualmente em análise judicial. A UFRRJ e a Prefeitura vêm acompanhando os trâmites do processo atentamente. Por já ter sediado uma escola, acreditamos que as instalações do Colégio seriam mais adequadas para alocar os alunos e professores do CAIC até que seja possível reformar a sede, hoje interditada por problemas estruturais.

As atividades de ensino híbrido têm previsão de início para todas as séries neste segundo semestre de 2021 e serão realizadas temporariamente no CIEP 155 Maria Joaquina de Oliveira, localizado no Centro de Seropédica, através de parceria entre a Prefeitura de Seropédica e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Parte do material permanente e de consumo já foi transportado para o CIEP 155, assim como parte dos funcionários da escola já foram instalados neste espaço provisório. Além disso, as ações dos programas e projetos da UFRRJ junto à escola não foram interrompidas durante a pandemia, e os alunos continuam recendo assistência de maneira remota.

Tendo em vista que o CAIC Paulo Dacorso Filho é uma unidade da Universidade, onde são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão prioritárias para a UFRRJ, a Reitoria nomeou uma Comissão de Acompanhamento e Implementação de Projetos, com integrantes do Conselho Municipal de Educação, do Fórum de Licenciaturas da UFRRJ, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, dos representantes dos Pais/Responsáveis do CAIC, dos professores do CAIC, dos Funcionários Técnicos da UFRRJ/CAIC, dos Representantes da Direção Compartilhada do CAIC -UFRRJ, do Copama (Coletivo de Pais e Mães da UFRRJ), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, do Instituto de Educação e do Grupo de Trabalho Parentalidades, Cuidados e Trabalho da UFRRJ.

O objetivo desta comissão é acompanhar e contribuir com o processo de viabilização do espaço escolar, da atualização do convênio entre a UFRRJ e a Prefeitura de Seropédica, do acompanhamento das obras e dos projetos pedagógicos da Instituição.

A pandemia da Covid-19, ao longo do ano de 2021, impossibilita a realização de atividades de ensino nas escolas do Rio de Janeiro de forma completamente presencial. Com a expectativa de que esta situação se atenue em 2022, reiteramos mais uma vez o nosso empenho para que as aulas da Escola voltem a ser realizadas novamente em um espaço localizado no câmpus da UFRRJ, com condições adequadas e que assegurem a manutenção do horário integral para os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Seropédica, 20 de agosto de 2021.

Roberto de Souza Rodrigues – Reitor da UFRRJ

Lucas Dutra dos Santos – Prefeito de Seropédica

Nenhuma descrição de foto disponível.