Projeto ‘Revitaliza Seropédica’ tem sua primeira etapa concluída

 
Quem transita pela Avenida Ministro Fernando Costa, no centro de Seropédica, já deve ter notado o amplo painel desenhado por artistas da Subsecretaria de Cultura – coordenada por Mônica Figueiredo – na entrada do Sub-bairro conhecido como ‘Cidade Alta’. A pintura, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMES) – dirigida por Marciel Falcão –, retrata personagens que fazem parte da história do Município, e busca demonstrar aos Munícipes peças-chaves da identidade histórico-cultural de Seropédica. Saiba quem são as personagens da pintura:
 
TERESINHA
 
A personagem ‘Teresinha’ (menina de vestido preto), representa a Padroeira de Seropédica – Santa Terezinha –, que também é homenageada nomeando um dos mais conhecidos templos católicos da cidade, a Paróquia de Santa Teresinha, no bairro Boa Esperança, que foi fundada em 1983 após desmembramento da comunidade de Nossa Sraª das Graças, que ficava na UFRuralRJ.
 
PUPA E BOMBYX
 
Tais personagens representam a história do nome de Seropédica. ‘Pupa’ é o nome dado a uma das fases de desenvolvimento do Bicho-da-seda em sua metamorfose, já ‘Bombyx mori’ é o nome científico do Bicho-da-seda. Nossa cidade foi durante muito tempo um polo têxtil de fabricação de seda, o que acabou por influenciar a nomenclatura do território. Seropédica significa: local onde se fabrica ou se trabalha com seda.
 
RANILSON
 
Essa personagem representa a espécie de Rã ameaçada de extinção – Physalaemus soaresi –, encontrada apenas em Seropédica, e que foi a responsável pela paralisação das obras da BR-493 (Arco Metropolitano). A espécie foi descoberta e batizada pelo pesquisador Sérgio Potsch, da UFRJ.
 
AMORINA
 
Considerada a líder do grupo de personagens, a Amorina representa a personificação de Seropédica, fazendo alusão a nova geração que vem construindo um novo tempo para a cidade, através da gestão ‘O Novo Tempo É Agora’, comandada pelo Prefeito Professor Lucas. A personagem simboliza a jovialidade e o potencial de desenvolvimento singular de Seropédica entre os Municípios da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
 
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
 
Além das personagens, fortalecendo a implantação de políticas públicas que elevam os níveis de inclusão e acessibilidade das Pessoas com Deficiências Intelectuais e Múltiplas (PCD’s), a Prefeitura de Seropédica, a pedido da Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência – sob a coordenadoria de Jocilene Tavares -, inseriu na pintura o ‘Símbolo Universal de Acessibilidade’ da Organização das Nações Unidas (ONU). Denominada ‘The Accessibility’ – A Acessibilidade, em português –, a logomarca foi criada para elevar a conscientização a respeito de assuntos que fazem parte do universo das PCD’s, além de identificar produtos e locais que respeitem os critérios de Acessibilidade essenciais à Inclusão dessa classe de pessoas na sociedade. Vale ressaltar que, de 21 a 28 de agosto, será realizada a campanha conhecida como ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, que uma idealização da Federação Nacional das APAE’s.
 
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura e  Esportes