Nesta quarta-feira (28) o Prefeito Martinazzo esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) representando o município de Seropédica na comemoração ao Dia da África promovido pela instituição.

O Dia da África é comemorado na data de 25 de maio, durante o evento realizado na UFRRJ homenageou-se aos estadistas africanos Nelson Mandela e António Agostinho Neto. Esse foi o segundo ano em que a instituição realizou esta solenidade.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Seropédica através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), a Subsecretária de Cultura, Nádia Alvarez, esteve presente representando à Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.

Dentre as autoridades presentes, além do Prefeito Martinazzo estavam o Vice-reitor da Universidade, Carlos Callado, o Cônsul da Guiné, D’aytagnan Guimarães, um representante da Embaixada de Moçambique, Manuel Lubisse, o Vice Cônsul da Angola, Rosário Ceita, o Coordenador do Pec-G, Márcio Lopes, o representante dos estudantes dos países africanos de língua portuguesa, Eduardo Lutonda, além do Moderador da Mesa, Prof. Dr. Nilton Silva.

Inicialmente realizou-se uma palestra ministrada pelo Vice Cônsul de Angola abordando o seguinte tema: 25 de maio – Dia da África, por quê? – simultaneamente, na parte exterior do Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão/UFRRJ) realizava-se uma exposição artesanal e uma oficina de tranças que expuseram uma parte da cultura africana.

Posteriormente, no período da tarde, realizaram-se outras palestras, como por exemplo: Vida e obra de António Agostinho Neto; O papel de Nelson Mandela na África; Movimentos de luta e desenvolvimento da África; Relação Brasil-África: luta e igualdade social; África amanhã, o que tem sido feito hoje que terá bons frutos amanhã.

“Comemorar o Dia da África é muito importante, o Brasil é o país com o maior número de africanos fora do continente, isso deixa clara a dimensão da importância dos povos africanos para o nosso país”, disse o Prof. Dr. Nilton Silva.

Logo após às palestras ocorreu uma mostra de danças africanas e foi realizada uma cerimônia simbólica onde a Magnífica Reitora Ana Dantas cortou um bolo em homenagem a África.

Para encerrar o dia de homenagens com chave de ouro a organização do evento promoveu uma Festa Típica Africana.

“É inestimável a contribuição dos povos africanos para a cultura brasileira, temos mesmo que celebrar a relação amistosa entre o Brasil e os países africanos, não somente os de língua portuguesa, a Prefeitura de Seropédica sempre apoiará qualquer iniciativa em benefício dos povos africanos”, afirmou Martinazzo.

 

Faça o seu comentário