O Centro Educacional Arlinda Donadello Moreira IZ, onde milhares de moradores de Seropédica estudaram, foi desativado tem cerca de 1 ano. Neste período ficou abandonado e com a falta de manutenção, a maior parte de sua estrutura entrou em colapso, precisando de uma reforma urgente.  

No dia 31 de maio de 2017 o Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), durante a 336ª Reunião Ordinária, deliberou, por unanimidade pelos conselheiros presentes, a aprovação do Processo nº 23083.000762/2017-95, do Colégio Técnico da UFRuralRJ (CTUR), que solicitava a Transferência do Patrimônio da antiga Escolinha do IZ, para ampliação de instalações do CTUR.

“Com esta medida quem ganha é a população de Seropédica, com aumento de Cursos Técnicos e vagas nas salas de aula

. O Seropédica Online entrevistou o Diretor do CTUR, o Professor Luiz Carlos Estrela Sarmento, sobre a nova medida anunciada pelo CTUR: “Estamos preparando a reforma dos prédios do IZ, onde os alunos de Agrimensura junto com os professores fizeram toda medição dos prédios que foi anexado no projeto de reforma. Também estaremos criando nos 32 hectares do IZ, a área de produção do CTUR, onde será chamado Fazenda Patioba CTUR“.

Nossa intenção é usar esta área para suprir o que é deficiente aqui no CTUR

“Estaremos criando o setor de Fruticultura, com as frutíferas adequadas da região, onde até plantaremos Café para uso da própria escola. Estamos pensando junto com os professores de agroecologia e com o coordenador de agroecologia em criar esta área. Estamos pensando em colocar cursos que ainda não temos e junto a Hospedagem criar o curso Técnico de Gastronomia. Outro curso interessante a ser criado seria o de Segurança do Trabalho, para tanto precisamos da aprovação do Conselho dos Professores, aprovação do Conselho Universitário e homologar pelo MEC”. 

Atualmente temos 1000 alunos, com ampliação passaremos para 1500 alunos

“A nossa vinda para este espaço teve apoio do Reitor da UFRRJ Professor Ricardo Berbara e do professor Luiz Carlos, que vão nos ajudar a fazer todas as reformas que vai ser preciso. Neste acordo com a reitoria o Pré-Enem será feito na nova área adquirida, com isso iremos atender toda comunidade de Seropédica no Pré-Vestibular” Comemora Professor Luiz Carlos Estrela. 

                                                      História

O Colégio Técnico de Economia Doméstica (CTED), um dos colégios que deu origem ao Colégio Técnico da UFRuralRJ (CTUR), anteriormente denominado Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica (EMERD, funcionou na Fazenda Patioba desde a década de 1950 até o ano de 1964. A origem do nome dessa localidade foi agregado ao local por conta das espécies de palmeiras plantadas. Em tempos mais recentes era conhecida como Escolinha do IZ e a partir de hoje volta a ser parte do CTUR.

Diretor do CTUR, o Professor Luiz Carlos Estrela Sarmento

 

Faça o seu comentário