A tão sonhada parceria entre a Prefeitura de Seropédica e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) já começa a oferecer bons frutos aos Munícipes.

Nessa terça-feira (09), cerca de 30 cidadãs e cidadãos seropedicenses estiveram no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) para participarem da cerimônia de inauguração do primeiro curso profissionalizante oferecido através da parceria entre Prefeitura e Universidade.

O Prefeito de Seropédica Professor Lucas, afirmou: “É impossível imaginar o desenvolvimento de Seropédica sem incluir a Rural! Como prometemos na campanha, nosso Plano de Governo prevê inúmeras ações e projetos em parceria com a UFRRJ. Além de capacitação profissional, queremos a Universidade lado a lado com o Município no processo de planejamento e desenvolvimento sustentável da cidade”.

Além do Prefeito, o evento de inauguração do curso contou com as presenças da Vice-prefeita de Seropédica Vandrea Furquim, o Reitor da UFRRJ Professor Roberto de Souza Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal de Seropédica Vereador Huguinho, o Secretário Municipal de Comunicação, Turismo e Eventos Alexandre Rafael, e da Primeira-dama do Município Isabel Ribeiro. “Sempre que visitamos empresas do Município ouvimos dos empresários que existem vagas, mas que faltam pessoas qualificadas em áreas específicas, por isso, essa parceria é muito importante para Seropédica. Precisamos e vamos qualificar nossa população”, garantiu a Vice-prefeita.

O curso de Operador de Retroescavadeira será promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), ao comando do Secretário Nelson Matos, em parceria com o CTUR, dirigido pelo Professor Luiz Carlos Estrela, tendo como Vice-diretora a Professora Maria do Socorro Dorigon. Também responsáveis por coordenar áreas específicas estão o Professor Vagner Delgado, a Diretora do curso Roberta Rufino e a Diretora de Planejamento da SMTE Luciana Fraga. “O grande desafio da SMTE é resgatar a credibilidade de Seropédica com as empresas, por isso, temos a obrigação de qualificar a população. O encontro de ideias entre a Rural e o Município, entre outras ações, está fazendo com que as empresas voltem a acreditar no processo de desenvolvimento da cidade, a prova disso é que só a empresa B2W, por exemplo, acabou de contratar mais de 600 pessoas de Seropédica. O Prefeito e o Reitor estão plantando uma semente, e ficarão marcados como homens que quebraram muros e construíram pontes entre Município e Universidade Rural”, disse o Secretário.

Representando o Poder Legislativo, o Presidente da CMS declarou: “A cidade vive um momento especial, o Reitor tem ouvido os Poderes e isso tem feito a diferença. Juntas, a Prefeitura, a Câmara e a Universidade deixarão um legado positivo para o Município. Ainda tem muita coisa para acontecer”. Complementando, o Magnífico Reitor da UFRRJ, reiterou: “Para a Rural, esse é o primeiro de muitos cursos em parceria com a Prefeitura. Mais do que gerar ciência, a Universidade é uma representação da sociedade, e precisa auxiliar no desenvolvimento de Seropédica e da região. Sem o trabalhador a cidade não se desenvolve, por isso vamos contribuir para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. Esse é o início de uma grande parceria”.

Texto: Hudson Glória – Fotos vídeos Luiz Calderini