Foi realizado neste último dia 30 de outubro, no Anfiteatro Gustavo Dutra da UFRRJ, o lançamento do Livro Raízes Literárias lV, pelos alunos do Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR. A obra reúne textos em poesia e prosa dos alunos do Colégio Técnico. O projeto de publicação da obra é uma iniciativa dos professores da equipe de Língua Portuguesa do CTUR.

O Professor de Espanhol, Renato Pazos Vasquez, agradeceu a presença de todos, principalmente os alunos do CTUR pela realização deste evento e disse: “Este evento marca sem dúvida a história do CTUR. Não digo somente pela questão técnica que rompe com algumas tradições do passado e nos coloca em outro patamar na organização de eventos. Mas exalto aqui a temática deste encontro”.

“Não sei, mas luto sempre no intuito de reaprender caminhos para combater qualquer sombra de preconceito, quero e queremos, devemos construir juntos, uma escola que nos transforme em pessoas melhores. A escola é o lugar da discussão, do debate! A escola é o lugar da ocupação de ideias e, logico, de diálogo! Nossas roupas não podem ser disfarces, (o professor mostra sua camisa para os alunos) elas devem refletir o que acreditamos, o uniforme da luta!” destaca Renato.

No evento houve algumas apresentações musicais dos alunos, que animaram todos os presentes. O lançamento do livro mostra a qualidade de ensino do CTUR e o grande esforço coletivo entre professores e alunos em fazer deste evento uma bela apresentação.

Com esse festival de emoções tão genuínas, o Raízes Literárias IV consegue, com primazia, mostrar que o jovem atual, mesmo gastando muito do seu tempo com a internet e mídias afins, não se alienou. Ao contrário, tem uma sensível e consciente percepção do mundo que o cerca, de suas mazelas e tristezas, como a frase que abre esse prefácio.

No entanto, o livro também é o espaço da esperança, porque, não obstante os textos tristes, críticos, ácidos ou exasperados demais, só o fato de o jovem demonstrar seus sentimentos e possuir um canal apropriado para fazê-lo em muito contribuirá para a construção de um futuro mais humano. É o que demonstram essas passagens abaixo, também retiradas de textos do livro. Considere-as mero aperitivo: o Raízes Literárias IV está pronto para ser desfrutado…

“Sociedade injusta
Frieza que assusta
Desejo de mudança
Cotidiano de luta e esperança.”

“Tempos modernos
Jovens modernos
Aproveitar enquanto se pode
Esse mundo em que tanto se envolve.”

 

 

 

Faça o seu comentário