PREFEITURA DE SEROPÉDICA REFORÇA AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI
21 de janeiro de 2016

Para intensificar ainda mais o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil dá continuidade a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre formas de combater criadouros do mosquito. O objetivo principal é atualizar as informações sobre as doenças para que as ações nos setores tenham também orientação aos moradores, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde.

 Durante as capacitações os Agentes Comunitários e Gerentes das Unidades Básicas de Saúde recebem orientações sobre as doenças e sobre os cuidados necessários com os pacientes, sendo casos suspeitos ou confirmados, portadores de uma destas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 Martinazzo, prefeito de Seropédica, enfatiza que o combate ao mosquito Aedes aegypti deve envolver toda a população. “Devemos estar preparados para essa guerra, em que o mosquito é o inimigo mortal. Para isso, todos devem estar envolvidos, temos que envolver e conscientizar a comunidade sobre os cuidados com o mosquito”, afirma o prefeito.

 O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr Cesar Mateus Cilento também destacou que o trabalho no combate ao mosquito necessita do apoio da população. “Nossos agentes sozinhos conseguem dar um suporte eficaz, entretanto, a população precisa entender que o criadouro do Aedes aegypti está dentro de suas próprias casas. Locais com água parada contribuiu para que o mosquito se crie. Temos que vistoriar todos os possíveis criadouros e limpá-los, eliminando o foco”, disse Dr Cesar Mateus.

 De acordo com Wagner Teixeira, diretor de Vigilância de Saúde, as capacitações já foram realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Boa Esperança, Fazenda Caxias, Mutirão, Peixoto, KM 39, Dom Bosco, Oza, Clínica da Família, São Miguel, KM 42, Santa Sofia, Incra, Fonte Limpa e Canto do Rio. “Além das capacitações teóricas, os Agentes de Saúde realizam aulas práticas, visitando locais com possíveis criadouros do mosquito”, explicou.

 Focos dentro das casas

Não podemos descuidar. Isso porque o maior número de focos do mosquito transmissor continua sendo encontrado dentro de casa, nos pratos de plantas e ralos. E com o período chuvoso, é imprescindível intensificar os cuidados, mantendo tampadas as caixas de água e recipientes, colocando areia nos pratos das plantas e telando ou jogando água fervente nos ralos, pelo menos uma vez por semana. É preciso ainda manter o quintal limpo, descartando qualquer objeto que possa acumular água.

 Onde são encontrados os focos

Os focos do mosquito Aedes aegypti podem ser encontrados também em objetos que acumulam água como: latas d´água, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

1 (1) 2 (1)

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: