Prefeitura de Petrópolis formaliza elaboração do Plano Diretor de Turismo com a UFRRJ

0
62

Novo documento, que terá vigência até 2030, norteará a política municipal de turismo nos próximos anos

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, cumpriu nesta quinta-feira (16/12) a primeira etapa prevista na contratação da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (FAPUR), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), para a elaboração do Plano Diretor do Município. O secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, recebeu do professor Joilson de Assis Cabral, coordenador da fundação, o contrato assinado e conheceu a equipe técnica que vai atuar na pesquisa de avaliação e consolidação de dados para a elaboração do plano.

A contratação de uma instituição especializada para a elaboração do documento, que norteará a política municipal de turismo nos próximos anos, foi viabilizada por meio de recursos do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), após aprovação unânime pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Em junho deste ano, após aprovação no Comtur, a Prefeitura encaminhou à Câmara um projeto de lei que propunha, em síntese, a prorrogação do documento até dezembro de 2022. O Plano Diretor tinha validade até 2019. A proposta foi aprovada por unanimidade e a Lei Municipal 8.147, de 2 de julho de 2021 foi sancionada. “O novo documento será construído através da união de todos os interessados em ver a cidade crescer no setor do turismo. A nova lei, certamente vai ajudar na elaboração de estratégias e ações do novo plano”, acredita o prefeito Hingo Hammes.

Após esse trâmite, a cidade – que figura na Categoria A do Turismo Nacional – se manteve apta para receber projetos custeados pelo governo federal para o fomento do setor. “O documento é uma ação que estamos realizando em parceria com a sociedade civil, objetivando a promoção e o desenvolvimento sustentável do turismo em Petrópolis, mantendo o município como um dos principais destinos turísticos do país, gerando trabalho e renda, ajudando a nossa economia e toda a cadeia produtiva do setor”, destaca o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui.

A equipe técnica da FAPUR se comprometeu a apresentar a proposta metodológica para a construção do plano já na primeira reunião do Comtur em 2022, que está marcada para o dia 17 de janeiro, cumprindo assim o cronograma previsto. Também participaram da reunião a diretora de turismo e eventos da Turispetro, Evany Noel, a diretora administrativa, Marília Mills, e a chefe da seção do Observatório Regional do Turismo, Verônica Marcolino.

Diário de Petrópolis