Frente fria chega ao Rio na sexta-feira e traz previsão de chuva para o carnaval
17 de fevereiro de 2020

O carnaval carioca deve começar com chuva e o folião já pode preparar um acessório a mais para fantasia: a capa de chuva. De acordo com a previsão do Climatempo, a passagem de uma frente fria sobre o estado do Rio de Janeiro vai trazer a mudança do tempo. A chuva poderá ser de moderada a forte, já na noite da sextafeira (21), primeiro dia de desfiles das escolas da Série A, na Marquês de Sapucaí

De acordo com a previsão do Climatempo, a passagem de uma frente fria sobre o estado do Rio de Janeiro vai trazer a mudança do tempo. A chuva poderá ser de moderada a forte, já na noite da sexta-feira (21), primeiro dia de desfiles das escolas da Série A, na Marquês de Sapucaí.

No domingo e na segunda, dias dos desfiles do Grupo Especial, tem risco de chuva forte no domingo apesar de um enfraquecimento das áreas de instabilidade, segundo o Climatempo.

Ainda de acordo com a previsão, por causa da frente fria o folião que estiver no Rio não vai enfrentar o calorão típico desta época do ano na cidade.

A passagem de uma frente fria sobre o Rio de Janeiro no sábado, 22 de fevereiro, deixa o tempo mais instável e estimula a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro no início do Carnaval. 

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer já na sexta-feira 21, principalmente à noite, e no sábado, 22 de fevereiro. Nos dias 23 e 24, domingo e segunda, as áreas de instabilidade enfraquecem, mas ainda devem provocar chuva a qualquer hora.

Para o primeiro dia dos desfiles no Rio de Janeiro, na noite do domingo, 23, e na madrugada da segunda-feira, 24 de fevereiro, o risco de chuva é alto. A previsão é de chuva com até moderada intensidade. A chuva pode variar de intensidade entre a noite do domingo e o amanhecer da segunda-feira, 24, mas deve ser persistente.

Acompanhe a chuva pelo radar meteorológico do Sumaré/Alerta Rio

Para o segundo dia de desfiles da Marquês de Sapucaí, na noite da segunda-feira, 24, e na madrugada e amanhecer da terça-feira, 25 de fevereiro, também não é possível descartar o risco de chuva, porém de fraca a no máximo moderada intensidade. 

A chance de chover no primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro é maior do que no segundo dia de desfiles.

Na quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, as pancadas de chuva podem voltar moderadas a fortes à tarde e à noite.

Por causa do excesso de nebulosidade e a passagem da frente fria, o Rio de Janeiro não tem calorão neste Carnaval!

Veja a previsão completa:

Sábado (22) – previsão de chuva;

Domingo (23) – risco alto de chuva de moderada intensidade na noite e madrugada de segunda;

Segunda (24) – risco de chuva de fraca a moderada na noite da segunda e na madrugada e amanhecer da terça-feira gorda de carnaval;

Quarta-Feira (26) – previsão de pancadas de chuva de moderadas a fortes no período da tarde e à noite.