Nesta última terça-feira (11), a Secretaria de Trabalho e Emprego de Seropédica, sediou o 3º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada Fluminense, que foi realizado nas dependências da Faetec onde fica a Casa do Trabalhador.

(Vídeos de toda reunião abaixo)

Logo no início do evento o Secretário de Trabalho e Emprego de Seropédica, Nélson Jorge Morais Matos, agradeceu a presença de todos, e justificou que o Prefeito de Seropédica, Professor Lucas, chegaria um pouco atrasado devido a uma reunião na Prefeitura.

Neste momento convida para fazer parte da Mesa de Abertura, a Vice-prefeita Vandrea Furquim, que exerce a função de Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, representando o Poder Legislativo a Vereadora, Rose Alves, o Secretário de Trabalho de Nilópolis Eduardo Amorim (Dudu), representando a Superintendência do Trabalho, Eduardo Medeiros, representando o Professor Estrela do CTUR, Professor Thiago.

A Vice-prefeita Vandrea Furquim é convidada a fazer abertura do 3º Fórum de Secretários. Em suas palavras Vandrea Furquim agradece a presença de todos e explica o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social na busca de cursos e capacitação para geração de emprego e renda, principalmente para aqueles escritos nos programas sociais do município, (CRAS no CREAS e Niam), como também para pessoas da terceira idade.

Logo após a falação de todos o Secretario Nelson Matos, desfaz a mesa e convida a todos para fazerem uma pausa para o coffee break, para iniciarem a reunião.

No início da reunião o Secretario Nelson apresenta o Prefeito de Seropédica Professor Lucas, e esclarece que o Fórum foi criado com a intenção de unir aqueles que criam pautas de emprego e desenvolvimento econômico na Baixada Fluminense, aproveitando para dialogar e apoiar alguns projetos criado por eles.

O Prefeito Lucas agradece a Deus pela oportunidade de estar ali presente, compartilhando mais este aprendizado, ele explica que se atrasou porque mais tarde estará inaugurando mais um início de obras no município; “Desculpe pelo meu atraso, a partir de hoje o nosso município vai virar um canteiro de obras, teremos obras por todos os bairros. Eu fiquei mais tranquilo, porque minha Vice-prefeita Vandrea Furquim, estava aqui me representando. Estou muito feliz em receber todos vocês em nosso município, sejam bem-vindos, sintam-se em casa, e podem contar com nossa ajuda para o que der e vier, eu tenho certeza que a luta de vocês é igual a nossa”. Destaca o Prefeito Lucas.

O Secretário Nelson passa para Coordenar a Comissão do Fórum a Secretária Elígia Fraga, que falou: “Temos de dar um passo mais firme e um passo mais transformador na Baixada Fluminense”. Em seguida Elígia informa que será escolhido a Coordenação do Fórum através do voto.  Elígia coloca em votação para escolha do Presidente, Vice-presidente, 1º Secretario e o 2º Secretário.

Foram eleitos para dirigir os trabalhos do Fórum de Secretários de Trabalho da Baixada Fluminense: Eduardo Amorim – Nilópolis (Presidente), Nelson J. Matos – Seropédica (Vice-Presidente), 1ª Secretária – Elígia Fraga, 2ª Secretária – Renata Santana. 

“Nossa missão é unir todos os secretários de Trabalho da Baixada Fluminense, e lutar por mais qualificação, capacitação e mais emprego para todas as pessoas, sei que juntos iremos conseguir mais ações de políticas públicas para a empregabilidade de tantas pessoas desempregadas na nossa querida Baixada Fluminense”, conclui Eduardo Amorim.

Participaram do 3º Fórum as seguintes autoridades municipais da baixada.

Nelson J. Matos – Seropédica, Eduardo Amorim – Nilópolis, Elígia Fraga, Nilopolis, Sérgio Lins – Bel Ford Roxo, Oscar Pereira – Subsecretário Bel Ford Roxo, Vítor – Nova Iguaçu Ronaldo – Paracambi, Guilherme – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico – Itaguaí, Fábio Bahiense – Mesquita, Ana Meriti – São João de Meriti, Mirian Rodrigues – Secretária de Turismo/ Sindicato de Hotéis da Baixada Fluminense, Eduardo Medeiros – Superintendência do Trabalho, Miguel – Presidente da FRAMS Seropédica, e Professor Thiago – CTUR.