Os professores alfabetizadores de Seropédica se reuniram na última sexta-feira (06) para apresentação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro foi realizado no Auditório da Câmara Municipal.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, governos estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, o pacto vai garantir aos estados e municípios recursos e instrumentos para que as crianças consigam alcançar o objetivo de serem alfabetizadas na idade certa.

As ações do Pacto compreendem os seguintes eixos: formação continuada de professores alfabetizadores, materiais didáticos de literatura e tecnologias educacionais, avaliação, gestão, controle e mobilização social. “De acordo com estudos, oito anos é considerada uma idade estratégica para o desenvolvimento intelectual da criança, que para ser considerada alfabetizada deve ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas”, disse Lucia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esportes de Seropédica.

Durante o seminário houve apresentação de como o programa é desenvolvido no município e dos trabalhos realizados pelos professores, além da palestra “Alfabetização: um processo de construção complexo … e maravilhoso!”, proferida pelo professor Robson Cavalcante.

no images were found

 

Faça o seu comentário