Foi realizado nesta última sexta-feira (6), Capacitação de professores no 5º e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes,  Prefeitura Municipal de Seropédica. O evento foi realizado no Auditório do Colegio Estadual Barão de Tefé.

A capacitação foi realizada em dois momentos:

O primeiro momento, direcionado aos professores do 5° ano do Ensino Fundamental, onde a coordenadora Vilma Bastos, abordou temas como, BNCC, Prova Brasil e práticas do dia a dia.

O segundo momento, foi direcionado para os professores da EJA, ministrado pela Coordenadora de Educação Ângela, onde foram tratados assuntos como a aprendizagem; a importância da frequência do aluno no processo ensino aprendizagem; a valorização da autoestima, principalmente, dos alunos com defasagem de idade e série.  A participação dos professores foi muito boa.

A importância da Capacitação

A escola vem desempenhando, atualmente, novos papéis na sociedade, que passa por constantes mudanças, e o professor, por sua vez, tem uma parcela significativa nesse processo, pois é o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos no decorrer dos anos. Sendo assim, o educador precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração, que está super conectada e tem diferentes fontes de conhecimento à sua disposição, principalmente pela internet.

“O professor deve buscar por novos conhecimentos que contemplem a sua profissão, bem como suas características pessoais. No entanto, a escola também tem um papel importante nesse processo de formação continuada, já que o desenvolvimento da profissão está amplamente relacionado ao ambiente no qual o educador exerce sua atividade”. Destacam Vilma e Ângela.

Partindo desta convicção, a Secretaria de Educação de Seropédica vem investindo constantemente na formação de sua equipe pedagógica. Isso está acontecendo por meio de reuniões, oficinas, workshops e estudos de caso, pelos quais possam ser debatidos diversos tópicos com diferentes metodologias de trabalho. Ao final, a prática docente estará aprimorada e, assim, permitirá a ampliação do repertório do professor e a discussão de atualidades.

Faça o seu comentário