Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância, tanto para o desenvolvimento do aprendizado, quanto uma forma do aluno criar hábitos saudáveis de experimentar o próprio alimento que plantou.

A Escola Municipal Olavo Bilac de Seropédica criou uma horta orgânica, mantida pelos próprios alunos. Os vegetais colhidos são utilizados na elaboração de lanches e merendas para os alunos. Nesse local os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com algo diferente, além de confrontar informações de diferentes áreas do conhecimento, obtidas na sala de aula.

A Professora de Ciências, Patrícia de Souza Nascimento disse: “Os alunos resgatam o vínculo com a natureza, o ciclo ambiental, passam a conhecer o que é a sustentabilidade. A comida vem de algum lugar, e este lugar é a natureza, com isso ensinamos sobre sua preservação. Todas essas questões abordadas em sala de aula podem ser revistas no ambiente da horta escolar que fizemos. Um dos temas da sala de aula é sobre o agrotóxico, para que eles tenham este cuidado, usem o exemplo da escola para plantar em casa, para que este vegetal, não fique envenenado, fazendo mal à saúde”. Destaca Patrícia.

A Diretora Adjunta, Daniele Guimaraes de Paula Azevedo, disse que a escola tem 890 alunos, que vai da educação infantil, do 4º ao 9º ano, a noite temos o EJA com 201 alunos. “Os professores desta escola, tem a preocupação de diversificar as atividades desenvolvidas pelos nossos alunos. O interessante é que uma parte dos alunos que possuem espaço disponível em casa, começaram a cultivar, pelo menos, um pequeno canteiro com suas hortaliças preferidas. Eles usam os conhecimentos adquiridos na horta da escola e trazem as dúvidas surgidas”. Comenta a Diretora Adjunta.

Alunos aprendendo sobre a plantação de Tomates
Alunos interagem nas aulas de ciência
Professora de Ciências, Patrícia de Souza Nascimento
Diretora Adjunta, Daniele Guimaraes de Paula Azevedo