“Ler poderia ser, primeiramente, e sempre, descobrir e interpretar o mundo! Ler em livros seria descobrir e interpretar a representação que um artista faz do mundo.” (Rateau, 2015,p.27)

Foi realizado nesta última quinta-feira (30), o encerramento do projeto Ciranda da Leitura no CMEI Jorge Francisco Martins, em Seropédica. O projeto ocorreu no segundo semestre do ano letivo, onde os alunos levavam livros todas as semanas para lerem em casa com os pais.

Para ocorrer o projeto, contou-se com a parceria de toda comunidade escolar. Cada turma apresentou encenação sobre o conto que foi trabalhado em sala de aula. Houve exposição de cartazes e atividades realizadas pelas crianças. Nas apresentações foram trazidas reflexões sobre a importância da literatura, consciência negra e a valorização do brincar na infância.

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as famílias tudo o que realizam na escola. Na culminância do projeto, foi lançado o livro “O Lobo Bom”, que foi um projeto elaborado pela turma Educação Infantil I da Professora Rebeka Helena Oliveira, onde os alunos criaram a história e a ilustração do livro.

O livro traz reflexões dos alunos sobre preconceito, egoísmo e a transformação em um mundo melhor a través de boas atitudes. Os pequenos autores apresentaram e contaram a história para os pais. A produção do livro deu-se por acreditar na valorização da autonomia da criança e em seu processo criativo.

Essa mesma turminha também criou a Mala da Leitura, que onde os livros utilizados no projeto eram guardados, é uma biblioteca ambulante, que passeava por todas as turmas, já que a escola não possui espaço físico para uma biblioteca. A culminância foi encerrada com uma contação de história, pela professora Rebeka Helena Oliveira, “A menina das Borboletas”, e uma canção pela professora Elzemere Faria, com música “Era uma vez” onde todos os presentes ficaram emocionados pela mensagem transmitida.

A Diretora do CMEI Jorge Francisco Martins, Silmara Baldez, agradeceu a todos pelo apoio na realização deste trabalho e disse: “A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida. Os livros de histórias contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam na sua formação.” Destaca Silmara.

 

Faça o seu comentário