Agentes comunitários de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Seropédica participaram de uma capacitação, nesta segunda-feira (4). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do curso era incentivar a humanização no cuidado domiciliar de pacientes.

O Prefeito Anabal Barbosa de Souza, disse: “Uma das principais ações da atual gestão é capacitar os servidores tanto das áreas da saúde, quanto da educação, assistência social, obras, entre outras secretarias. Tudo que se aprende profissionalmente o funcionário leva para vida inteira, e ajuda até enriquecer seu curriculum profissional”. 

A Diretora de Áreas Programáticas da Saúde de Seropédica, Carla Aparecida da Silva Santos disse que a Secretaria de Saúde e Defesa Civil programou para iniciar esta semana um Curso de Capacitação para os Agentes de Saúde, que será feito em duas partes, Turma A e Turma B, cada turma com 70 funcionários, com duração de 32 horas de capacitação por turma. 

A capacitação foi ministrada por instrutores da Secretaria de Saúde de Seropédica: IST/AIDS: Mariana Mendes Pacobahyba e Roberto Alexandre Lima Leal. ( Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) PAISMCA: Katy Alessandra da Silva Cappato, Área Técnica de Alimentação e Nutrição: Andreia Miranda Cunha, Saúde Mental: Sérgio Alarcon, Hanseníase: Marinea de Souza Moreira, Tuberculose: Eliane Fragoso de M. Martins e Maria Helena F. R. da Silva, Acolhimento e Humanização: Jupiara dos Santos, Saúde do Trabalhador: Jaqueline de Moraes Verly, Imunização: Karinna Roberta da Silva Teixeira, Vigilância em Saúde: Maria Aparecida Silva Vaz (Diretora), Vigilância Sanitária: Daniela Zanoni Bausen, Vetores Vigilância Ambiental em Saúde: Adilson Braga dos Santos, Secretária de A. Social: Fernanda Moffati.

Organização da Capacitação: Carla Aparecida da Silva Santos – Diretora de Áreas Programáticas em Saúde e Michelly Lopes dos Santos – Coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Atenção Básica (E.sus): Gabriel Pontes Alves, Unidades Especializadas: Camila de Oliveira Soares. Apoio Secretaria Educação, Cultura e Esportes.