A Prefeitura de Seropédica preocupada com o aumento de doenças respiratórias, realizou nesta quarta-feira (12), imunização de seus funcionários contra a Gripe H1n1. A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de maio e foi estendida até o dia 15 de junho, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

“Essa iniciativa gera mais saúde e qualidade de vida, seguindo o modelo de gestão do Prefeito Anabal”. Destaca o Secretário de Comunicação Luiz Ramalho.

A gripe (influenza) ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios.

Em alguns casos, a doença pode trazer sérias complicações e até matar. Por isso, é importante que o público prioritário busque a imunização para se prevenir, pois essas pessoas são consideradas mais vulneráveis.

O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas são: Febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios.

 

Faça o seu comentário