Nesta última terça-feira (26) a Estratégia Saúde da Família (ESF) Júlia dos Santos Pereira, do Jardim Maracanã em Seropédica, realizou o Projeto Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer do colo de útero.

A abertura do evento foi realizada pela Coordenadora Administrativa, Márcia Carvalhosa que explicou que o câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Em seguida a palestra foi dado continuidade com a Enfermeira, Solimarni, que explicou sobre os tipos de câncer, como é feita a prevenção e tratamento, além dos cuidados que as mulheres devem ter, principalmente, através do diagnóstico precoce: exame de toque, mamografia e atenção às modificações da mama.

A Medica Dulcimar Ferreira falou sobre a superação da doença, incentivando o público a se auto examinar, explicando que não há uma causa única para o câncer de mama e são diversos os fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros. “O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Por isso, é importante que a mulher faça seus exames de rotina periodicamente para que, se houver suspeita, o tratamento seja iniciado o quanto antes”. Destaca Dra. Dulcimar.

A palestra contou com a participação da Psicóloga do CRAS, Patrícia Costa, e as assessoras da Vereadora Rose Alves, ea Guarda Municípal. Cerca de 25 pessoas da comunidade participaram do evento.