A prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde e defesa Civil, está realizando o Projeto Outubro Rosa nos Postos de Saúde de Seropédica.

Desta vez foi o Posto de Saúde Maria Antônia de Brito do Bairro Canto do Rio, que realizou um lindo encontro com as mulheres do bairro, orientando sobre o Câncer de Mama. A Diretora da Maternidade Municipal de Seropédica, Dra. Maria de Fatima Nolasco esteve presente no evento falando sobre os exames realizados pela Maternidade e a importância da prevenção do Câncer de Mama.

A Coordenadora do Posto de Saúde, Andréa Rangel, convidou a ASD, Viviane Barroso para dar a Palestra sobre Câncer de Mama e sua prevenção. Viviane falou que não só as mulheres tem câncer de mama, muitos homens também podem ter: “O Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce”.

“O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não”.

Viviane destaca que existe prevenção para evitar a doença: “Praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar”.

Viviane orienta a fazer o autoexame e ensina como fazer para ver se existe algum caroço ou anomalia nos seios e falou sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama que são: “Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos”.

“Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”. Destaca Viviane.

Após a palestra a Coordenadora Andréa falou sobre o serviço realizado pela sua equipe de Agentes de Saúde, que fazem visitas periódicas as pessoas adoentadas. A seguir foi servido um lanche a todos e sorteio de brindes.

A direita a Cordenadora de Posto de Saúde Andréa Rangel e a esquerda a Diretora da Maternidade Municipal , Dra. Fatima Nolasco.

Faça o seu comentário