O Secretário de Obras Fernando Barros, o Secretário de Saúde Dr. Artur Corrêa, e o Gerente da Empresa EXEPLAN Paulo Roberto deram o ponta pé inicial para construção do Posto de Saúde do Km 40 que será construído no terreno atrás do Ciep 156 a cem metros do antigo Posto de Saúde que foi desativado porque vinha apresentando rachaduras visíveis, piso afundando, com infiltração de água e de esgoto, rompimento da parte estrutural, na laje, telhas quebradas, divisórias de ferro enferrujadas e dificultando a vida de idosos que por vezes tomavam tombos preocupantes, além do risco de transmissão de doenças que ali oferecia.

O novo Posto de Saúde será construído aos moldes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que visa à reorganização da atenção básica, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. O Posto de Saúde irá funcionar com 3 equipes: 3 médicos, 3 Enfermeiros, 3 Técnicos de Enfermagem, 2 Dentistas, e 18 Agentes de Saúde.  A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu em 1994 como iniciativa do Ministério da Saúde para a implementação da atenção primária em saúde e mudança do modelo assistencial vigente no país, alterando o paradigma voltado às doenças, baseado no hospital, para o de promoção de saúde, prevenção de doenças e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ESF possui suporte de Equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.

O Secretário de Obras Fernando Barros disse que a Empresa EXPLAN responsável pela construção do Posto, pretende entregar este Posto de Saúde para população de Seropédica no prazo de cinco meses, apesar que o projeto prevê que a obra levaria em torno de oito meses para ser concluída.

O Prefeito Martinazzo disse “Vamos construir um Posto de Saúde bem maior que o anterior, a população está crescendo, o antigo Posto estava com a estrutura danificada e com vazamento de esgoto no seu subsolo colocando em risco a saúde da população. Vamos dar um atendimento digno, com equipamentos novos aos moldes do Hospital Maternidade, e com equipe de Saúde de qualidade” comemora.

posto de saude

Faça o seu comentário