Na manhã desta segunda-feira (18), a Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro Santa Sofia realizou, na Unidade Básica de Saúde, uma ação alusiva ao “Outubro Rosa”.

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A Enfermeira e Coordenadora Isabella Brasil, falou sobre a importância do autoexame para detecção precoce do Câncer de Mama, bem como, os sinais, sintomas e tratamento da doença.

Além da população local, esteve presentes também, a Diretora da Atenção Básica do município, Dra. Alessandra Vasconcelos Netto, que destacou, se a doença for diagnosticada precocemente, o câncer de mama apresenta chances de cura superiores a 90%. “ Toda mulher deve estar atenta ao surgimento de qualquer alteração na mama, e deve procurar um mastologista ou ginecologista assim que encontrar algum destes sintomas: retração da pele ou mamilo, alteração na coloração ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo e presença de nódulo na mama ou axila. A realização de exames preventivos, como a mamografia, também auxilia na detecção precoce”. 

A ação contou também com o apoio de parte da Equipe Multidisciplinar de Saúde, a Coordenadora Administrativa Claudete Supimpa, a Técnica de Enfermagem Marina Pizetta, e a Dentista Andreza Torquato

O ESF realiza atendimento de pré-natal, preventivo, Puericultura, visita domiciliar, e planejamento familiar. Além do atendimento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, que fazem a busca ativa e o primeiro contato com a população.

Estiveram também visitando o Posto de Saúde o Vereador Professor Marcos Lomeu, o Secretario de Trabalho, Emprego e Renda Nelson matos. 

Atendimentos

Dentista Andreza Torquato atendimento segunda a quinta das 08 às 17h
Fisioterapeuta Aline Barros atendimento terças e quintas das 08 às 17h
Pediatra Dr. Evando Capitão atendimento às terças pela manhã
Clínico Dr Flávio Vigne atendimento segundas, quintas e sextas manhã e tarde.