Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Alvarina de Carvalho Jannotti de Seropédica participaram nesta quarta-feira (26), de uma palestra sobre prevenção a depressão e suicídio, da Campanha Setembro Amarelo. A Palestra foi ministrada pelas Psicólogas do Centro de Atendimento Psíquico Social Infantil (CAPSI), que de forma preventiva, abordaram de maneira leve e real assuntos que, para muitos, não é tão fácil de lidar, a depressão e o suicídio. Juntos, psicólogas e alunos, refletiram sobre situações difíceis enfrentadas durante a adolescência, seus motivos e como melhor encará-las. 

Foi distribuído, lápis e papel, onde os alunos colocaram numa caixa suas perguntas e duvidas pessoais sobre depressão. Alguns alunos destacavam a falta de atenção de seus pais e falta de carinho. Muitos alunos se interessaram sobre como ajudar uma pessoa em estado de depressão.

A Coordenadora e Psicóloga do CPSI da Prefeitura de Seropédica, Ângela Maria Moura Barbosa, falou com os alunos sobre bullying, que também é uma forma da pessoa ficar depressiva e muitos cometeram suicídio devido a isso. Ângela se colocou à disposição para orientá-los, e aonde buscarem ajuda no caso de alguma pessoa na família que tenha depressão. “Aprender a lidar com as dificuldades e frustrações treina o indivíduo para uma vida social plena e responsável consigo e com o outro”. Destaca.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O CAPSI de Seropédica se coloca à disposição para dar palestra sobre depressão em outras escolas, basta entrar em contato pelo Telefone e Whatsapp (21) 975624348.

O Diretor do Colégio Jannotti, Robson Cordeiro da Silva, agradeceu aos palestrantes e falou que este problema de depressão todos podem ter, e falou sobre um caso pessoal. Robson orientou os alunos, que no caso de algum deles ter este problema que busquem ajuda, que o tratamento vai ajudar a recuperar sua auto estima e ter uma vida normal.

O Colégio Estadual Alvarina de Carvalho Jannotti, tem 160 alunos sendo que 70 alunos são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Colégio Jannotti oferece vagas para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio: “Aqui temos quadra esportiva e laboratório de informática, que ajuda os alunos aprenderem computação e a fazerem pesquisas (estamos instalando internet). Convido as pessoas do Bairro Fazenda Caxias a conhecerem o nosso colégio. Alguns alunos que saíram daqui, hoje fazem faculdade na UFRRJ. Nossos professores são qualificados e se preocupam com o aprendizado de seus alunos. Às culminâncias têm demonstrado isso, onde os projetos apresentados pelos alunos mostram a qualidade de ensino que damos aqui”. Salienta Robson.   

Em destaque: Diretor do Colégio Jannotti, Robson Cordeiro da Silva
Em destaque: Coordenadora e Psicóloga do CPSI da Prefeitura de Seropédica, Ângela Maria Moura Barbosa

Dependências do Colégio