O Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, acontece neste sábado 29, de 8 as 17 horas, na Praça Nildo Romano (Centro), no Km 40, Praça Principal da Rua Rita Batista, no Bairro Jardim Maracanã (Praça principal) e no Bairro Canto do Rio.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano. “O fato de ter tomado a vacina ano passado não significa que não precise tomar este ano novamente. Porém, se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina. Isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o restabelecimento do animal, ele poderá ser imunizado”, explicou a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Daniela Zanoni Bausen.

O proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui a recomendação é não matar o animal e pedir orientação nos Postos de Saúde do Município, ou na Coordenadoria de Vigilância Sanitária que fica no Bairro Piranema.