O Prefeito de Seropédica Professor Lucas, participou na manhã desta quarta-feira (26), da comemoração do Dia da Luta Antimanicomial, no CAPS de Seropédica.

No evento esteve presente a primeira dama, Isabel Ribeiro, o Coordenador do CAPS Bicho da Seda, Jose Guimarães, a Coordenadora do CAPSi (infantil) João e Maria, Luciana Santos, o Secretário de Comunicação, Turismo e Eventos, Alexandre Rafael.

O Dia da comemoração da Luta Antimanicomial é 18 de maio, mas a festividade foi realizada excepcionalmente nesta quarta-feira (26).

O Prefeito de Seropédica Professor Lucas, falou sobre o investimento que vem fazendo na área de saúde do município. “Precisamos dar aos nossos munícipes um tratamento digno, e humanizado, principalmente para as pessoas que dependem do poder público para ser tratados. Desde o início da nossa gestão, estamos investindo em todas as áreas, em obras, na área social e de saúde”. Destaca Lucas.

O Coordenador de CAPS José Guimarães, falou: “O tratamento destes assistidos não isola, não estigmatiza, não retira o sujeito do seu convívio familiar e social, condições necessárias para o bom reestabelecimento ou melhora do quadro, além de ajudarmos estreitar os laços entre usuários, família e sociedade”. Enfatiza José.

O movimento da Reforma Psiquiátrica “Por uma Sociedade sem Manicômios” combate a ideia de que, pessoas com sofrimento mental devam ser isoladas e segregadas em manicômios e defende que, como todo cidadão, estas pessoas tenham garantidos seus direitos fundamentais de liberdade, de viver em sociedade, com cuidado e tratamento dignos.