Foi realizado na manhã desta sexta-feira (10), o 1° encontro do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Baixada, com o objetivo de reunir os Secretários de Desenvolvimento Econômico dos 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense para a discussão de projetos e medidas necessárias para estimular o desenvolvimento econômico e a geração de empregos de maneira integrada e planejada entre os municípios.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Alex Villela, esteve acompanhado do Subsecretário de Desenvolvimento Sustentável, Wanderson Volotão, participando do evento representando o Prefeito Lucas e o município de Seropédica.

Na oportunidade, o secretário de Seropédica destacou a importância do ajustamento entre os municípios nos trabalhos para atração de empreendimentos, principalmente com o objetivo de minimizar as guerras fiscais. Além disso, Alex ressaltou que o planejamento urbano regional é a principal ferramenta condutora do desenvolvimento econômico, que deverá proporcionar condições para que novos empreendimentos se estabeleçam na baixada. Também enfatizou a importância da mobilidade urbana para a integração dos municípios, pauta que será levada como prioridade pelo grupo.

Nesta primeira reunião, foram eleitos a mesa diretora, que ficou composta pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itaguaí, Victor Benezath, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu, Mario Lopes, e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento sustentável de Seropédica, Alex Villela, como presidente, vice-presidente e secretário executivo, respectivamente.

O próximo encontro será marcado e realizado em Itaguaí e serão colocados em discussão os projetos a serem desenvolvidos pelo grupo.

 

Fotos: Renato Carvalho/Prefeitura de Nova Iguaçu