O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Alex Villela. Participou nesta terça-feira (20) do Encontro Regional do Rio de janeiro para debater sobre as iniciativas de smart cities (cidades inteligentes).

O encontro foi realizado online, onde foi debatido sobre mobilidade urbana e diferentes perfis de modais, conceito adequado às grandes cidades, com espaço para a mobilidade não motorizada (as ciclovias), além do transporte urbano.

No debate foi discutido sobre sustentabilidade de uma cidade, com práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população, do desenvolvimento econômico local e que promovem a preservação do meio ambiente.

Segundo o Secretário de Planejamento, Alex Villela, o planejamento de uma cidade inteligente bem-sucedida requer uma ampla abordagem que inclui pessoas, instituições, infraestrutura e operações, que funcionem em um sistema estruturado, conectado e integrado, onde é implementado as melhores soluções para os problemas mais relevantes dos cidadãos.

Este encontro online faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País, contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; e Recife.

O Encontro Regional Rio de Janeiro é o 9º da agenda e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021 e conta com programação pré-evento.