A Prefeitura de Seropédica, através das Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Defesa Civil, estão realizando a limpeza de canais, córregos e valas que cortam o município para evitar alagamentos.

A demora para limpeza do Canal dos Bois e devido autorização do Inea para realização do serviço, já que a responsabilidade deste trabalho cabe ao Instituto Estadual do Ambiente.
O serviço de limpeza em corpos hídricos realizado pelo Programa Limpa Rio, é executado pelo Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O desassoreamento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento. Para a realização do desassoreamento, é necessária uma autorização ambiental da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), que permite a intervenção em todos os corpos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira (30), equipes da Prefeitura de Seropédica estiveram limpando o Canal do Bois que corta a antiga Estrada Rio São Paulo no km 42. O Canal está totalmente assoreado desde o Rio da Guarda em Itaguaí. Foi retirado arvores que estavam dentro do Canal e muito lixo.

Na rua da Adutora no Bairro Jardins, outra Equipe liderada pelo Diretor de Serviços Públicos Wellington Alexandre Fernandes, limpou toda a extensão da vala que corta essa rua. O Prefeito Professor Lucas, falou que em breve todas as Ruas deste bairro serão saneadas e asfaltadas, acabando de vez com os alagamentos.

LIMPEZA DA VALA NA RUA DA ADUTORA