Dando continuidade a organização do centro do município de Seropédica, a Secretaria de Serviços Públicos vem desobstruindo calçadas e canaletas que estavam cheio de entulhos e lixo que obrigava os transeuntes a andar no meio da rua dividindo com os automóveis o espaço destinado a eles. Este entulho estava próximo a entrada da Cidade Alta.

Lixo e entulho jogados nas ruas podem causar enchentes e risco de doenças. A Prefeitura de Seropédica vem ressaltando que o depósito irregular de lixos e entulhos em terrenos ou nas ruas e calçadas representa um grande problema para toda a comunidade, além de ser crime ambiental, podendo agravar ainda mais os desastres naturais ocasionados pelas enchentes e prejudicar a saúde das pessoas.

As vias públicas inundadas podem se transformar em verdadeiras armadilhas para veículos e pessoas, que podem cair em um buraco ou serem arrastadas pela correnteza, com o risco de perderem a vida. Fios da rede elétrica arrebentados pelos raios e caídos dentro da água também são perigos em potencial.

O lixo descartado sem critério na natureza causa danos graves ao meio ambiente. Além da poluição causada pelo odor e presença no solo, ele pode atingir o lençol freático ao ser levado pelas chuvas e contaminar toda a água do subsolo. É capaz também de poluir rios e lagos tornando a sua água imprópria para o consumo humano. Os lixos tóxicos contem substâncias venenosas nocivas à saúde. Os resíduos hospitalares são potenciais transmissores de doenças. Os gases tóxicos liberados pelo lixo podem atingir a atmosfera e causar doenças respiratórias e cutâneas.

Quando forem descartar grande quantidade de lixo avisem a prefeitura.

 

Faça o seu comentário