Moradores de Seropédica se revoltam com a covardia da CCR em cobrar pedágio (vídeo)
21 de fevereiro de 2022

O Pedágio divide Seropédica em três partes, uma covardia que a ganancia em ganhar dinheiro tem feito com a população do município. 

Em 2003 entramos numa luta contra a CCR para dar gratuidade aos moradores de Seropédica e Paracambi, e acabamos vencendo provisoriamente. Com a nova concessão do pedágio, segundo parecer da CCR, perdemos o direito da gratuidade.

Na verdade, o pedágio era para ser nas divisas dos municípios, mas a burrice da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem prejudicado as populações no seu entorno. Seropédica tem dois pedágios, um que fica na antiga Estrada Rio São Paulo (BR 465), que dá acesso ao Bairro São Miguel, e outro pedágio no mesmo bairro na Via Dutra. A CCR alega que o pedágio na BR 465 é alça da Rodovia Presidente Dutra.

Não é possível que se coloque pedágio numa estrada, que para nós é usada como uma via urbana. Ali passa linha de ônibus, passam milhares de trabalhadores que se deslocam de uma cidade para outra, pessoas que precisam ir fazer compras no mercado, se deslocam para ir no hospital. Qual investidor vai trazer sua empresa para um município sitiado por cancelas de pedágio?

A rodovia BR 465 foi recentemente reformada com investimentos públicos, e é pedagiada por empresa particular, como pode isso? (As obras estão inacabadas). O pedágio está afetando dois municípios mais carentes de investimentos da região, Seropédica e Paracambi. 

O pedágio isola justamente os municípios que estão entre os dez menores PIBs do estado. Segundo o IBGE no último censo de 2019 o PIB de Seropédica era R$ 50.521,23, e moravam nesta época, 78.186 pessoas, atualmente o município tem em torno de 85.000 habitantes. (PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes).

Seropédica por ter poucas empresas para gerar emprego aos habitantes, se tornou uma cidade dormitório, onde as pessoas moram no município e trabalham em outras cidades ao seu entorno.

Tudo que chega para Seropédica vem com preço acrescido com valor do pedágio, e como a maioria da população está desempregada, como vamos sobreviver?

Reativamos o Antigo Comitê Pedágio Não, com novo nome SOS Pedágio Não, em breve iniciaremos as reuniões onde precisaremos o apoio da população.

Em paralelo a isso o Prefeito professor Lucas está mobilizando vários parlamentares para evitar a cobrança indevida, e acionou o Jurídico da Prefeitura.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: