Secretaria de Ambiente e Agronegócios promove palestras a alunos da rede municipal

 As questões referentes à preservação do meio ambiente estão em evidência na atualidade. Existem, em todo o mundo, órgãos públicos e privados responsáveis por avaliarem questões que englobem a utilização na natureza de forma consciente, abordando, por exemplo, a utilização da água e o reflorestamento. Em Seropédica, a Prefeitura conta com uma secretaria específica para avaliar temas referentes à utilização dos recursos naturais do município, e também fiscalizar a conduta de empresas instaladas na cidade no que se refere ao meio ambiente, trata-se da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA).

De acordo com o secretário responsável pela Pasta, Ademar Quintella, dentre as atribuições da SEMAMA está a promoção da conscientização no que tange às questões ambientais. Partindo desta premissa, a secretaria realiza constantemente ações que buscam ‘abrir os olhos’ da população sobre essas questões, que são extremamente relevantes à manutenção da vida, tanto de seres humanos, como de animais e vegetais. “Estamos realizando ações que visam incitar o interesse das pessoas, principalmente das crianças, sobre as questões ambientais. É extremamente importante investirmos na conscientização”, afirmou o secretário.

Nesta quarta-feira (30) uma equipe da SEMAMA esteve na Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes, próxima à localidade conhecida como ‘Campinho de Areia’, no bairro Boa Esperança. Os funcionários da secretaria, entre eles o subsecretário de Ambiente e Agronegócios Luciano Santoro, a Diretora de gestão ambiental Fabiana Silva, e a Técnica Marilene da Cruz.realizaram palestras com o auxílio de recursos audiovisuais, que explicaram às crianças a importância de se cuidar do meio ambiente e seus recursos naturais, principalmente a água, além promoveram, junto aos alunos, o plantio de uma muda de Ipê Amarelo.

 A conscientização do público infantil é essencial para a divulgação de informações importantes para a sociedade, as crianças propagam naturalmente os conceitos que aprendem. O intuito da Prefeitura de Seropédica é que as novas gerações sejam mais conscientes do ponto de vista ambiental, e atuem de forma efetiva no cuidado com a natureza, auxiliando os técnicos da área na fiscalização ambiental vigente no município”, afirmou o prefeito Martinazzo

As escolas interessadas em receber esta atividade poderão agendar com a técnica responsável pela mesma, Fabiana Silva, Diretora de gestão ambiental, o telefone da secretaria de ambiente é 3787-8876. As atividades realizadas são ajustadas para o público alvo, trazendo uma abordagem ideal para cada faixa etária.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

DSC_0227DSC_0225 DSC_0228 DSC_0229 DSC_0230 DSC_0231 DSC_0232 DSC_0238 DSC_0239 DSC_0240 DSC_0241 DSC_0242 DSC_0243 DSC_0244 DSC_0248 DSC_0251 DSC_0253 DSC_0254 DSC_0255 DSC_0256 DSC_0257 DSC_0258 DSC_0259 DSC_0260 DSC_0261 DSC_0262 DSC_0263 DSC_0264

Faça o seu comentário