Núcleos da Terceira Idade em Seropédica trás aos idosos uma Vida Mais Ativa

0
432

Com foco cada vez mais voltado às políticas públicas de inclusão e de melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, mantem cinco Núcleos da Melhor Idade, em vários bairros do município.

Quando os idosos se encontram em situação de risco social, vindos de violência física e abandono, as ações da Média Complexidade se encarregam de oferecer apoio, orientação e acompanhamentos por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

Muitos idosos moram sozinhos, perderam seus companheiros durante sua vida, e alguns sofrem abandono dos filhos e familiares. Uma das reclamações que os idosos mais têm e a vida sedentária, sem nenhuma atividade física nem de lazer.

A melhor solução, é o idoso fazer parte de um dos Núcleos da Melhor Idade de Seropédica, onde poderão participar de passeios, caminhadas, alongamento e musculação através do professor de educação física, Dança, cursos, jogos e confraternização. 

O Núcleo da Melhor Idade do Centro de Seropédica, fica localizado no Bairro Fazenda Caxias, situado na Rua Solange Barros de Souza, 255. 

Segundo a Coordenadora Alessandra, do Núcleo do Bairro Fazenda Caxias, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira a partir das 07h. “Nosso horário de atendimento é das 07h00 às 16h00, onde oferecemos aulas de Educação Física, Dança Mix, Carimbó, Artesanato, Coral e atendimento de Fisioterapia. A convivência com outras pessoas pode ser importante na redução do estresse, na melhoria da saúde do corpo e no combate de problemas psicológico, como depressão e ansiedade. Venham nos conhecer”.

O Coordenador da Divisão de Atenção Especial ao Idoso, Gil Monsores, destacou que a falta de interação pode levar o idoso a ter uma visão negativa do envelhecimento, no sentido de que essa fase da vida traz apenas perdas. De fato, envelhecer significa testemunhar o falecimento de pessoas queridas e, em muitos casos, conviver com menos pessoas durante a aposentadoria. No entanto (e principalmente por conta disso), é importante continuar buscando o apoio nos Núcleos da Melhor Idade, estabelecendo relações saudáveis e participando de atividades em grupo.