A Escola Municipal Priscila Bouças Villanova no bairro Lagoinha em Nova Iguaçu, ensina as crianças a fazerem plantio na Horta Escolar. “A horta permite introduzir os estudantes no mundo da agricultura, já que, em geral, a maioria não sabe de onde vêm os alimentos, como são cultivados, a importância do solo, da água e da economia a eles relacionados”. Destaca Edson Monteiro, que é porteiro da Escola e ensina as crianças a lidar com meio ambiente.

A horta na educação infantil tem como foco principal integral as diversas fontes de recursos de aprendizagem, integrando do dia a dia da escola gerando fonte de observação por parte dos educadores e educandos envolvidos. Visando proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas na forma de aprender.

Edson destacou ainda, que que as aulas apresentam a origem dos alimentos, incentiva o cuidado com a natureza, ajuda a criar senso de responsabilidade, melhora a coordenação motora, incentiva as crianças a fazer sua horta em suas residências, promovendo uma alimentação mais saudável.