O Núcleo Melhor idade do km 49 promove dentre suas atividades diversas, Terapia Corporal, realizado pela Fisioterapeuta Thais Vieira Pinto, pós-graduada em Gestão e Administração em Saúde Pública. Essas atividades geram bem estar físico e mental aos idosos do município de Seropédica.

Todas as manhãs os idosos antes de suas atividades, tomam café da manhã preparado pela equipe do núcleo da Melhor idade, fazem isso com muito carinho, para estarem preparados para as suas atividades diárias.

Thais fala que a terapia corporal utiliza instrumentos cenestésicos tais como: bolas, bastões, bambolês, etc. O objetivo maior de usar estes instrumentos e trabalhar de forma suave e atenciosa alongamentos, fortalecimento muscular e correção postural, utilizando técnicas de RPG e pilates adaptado aos idosos.

“Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, sem dúvida, acontecem e merecem atenção e consideração. Por isso é muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista a psicologia do idoso. Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e possível de ser bem vivida é uma tarefa de todos nós. Visando um bem-estar físico, social e psicológico, algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas encontra-se a terapia corporal, seja ela individual ou em grupo” destaca Thais.

Hoje a Secretaria de Ação Social Fernanda Moffati participou de uma sessão com os idosos e também sentiu os benefícios da terapia corporal. “O Prefeito Anabal vai estar investindo na saúde dos idosos, desta forma outras medidas serão tomadas, na recreação, em cursos, em vários tipos de terapia para ocupar o tempo e a mente dessas pessoas” comemora Fernanda Moffati.

A idosa Marilda Rocha 74 anos disse a nossa reportagem: “A terapia corporal aumentou minha autoestima, me sinto bem melhor, e a noite tenho dormido melhor graças a Deus”

Já Benedito Miguel, de 70 anos disse: “Me sinto melhor, consigo caminhar com mais segurança e tenho mais disposição durante o dia!”

Secretária de Assistencia Social e Direitos Humanos Fernanda Moffati, falando aos idosos
Café da manhã da Melhor Idade
Equipe da Melhor Idade do Km 49

 

 

 

Faça o seu comentário