A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, mantem vários Núcleos da Terceira Idade no Município. Cada Núcleo tem sua Coordenação, que mensalmente cria eventos para manter os idosos envolvidos em várias atividades.

Neste sábado (26), foi a vez do núcleo do Bairro Campo Lindo (km 39) a realizar sua Festa Caipira, com direito a comidas típicas, dança e muita diversão. O Prefeito Anabal Barbosa de Souza esteve presente, e falou que também ele faz parte da terceira idade, e vai investir mais nos núcleos.

A Subsecretária de Assistência Social, Karla Gama, falou que uma das modificações que ocorrem na vida social das pessoas idosas é o aumento considerável do tempo livre que as pessoas adquirem principalmente com o processo da aposentadoria. Esse tempo pode ser aproveitado de diferentes maneiras com outras práticas que não as ocupacionais, sendo uma delas as atividades de lazer. Neste pensamento são realizadas várias atividades diárias em todos as 5 unidades distribuídas em vários bairros.

“O mais importante é despertar no idoso a motivação em ocupar seu tempo livre conquistado após anos de trabalho, dedicação e contribuição. Devemos auxiliar o idoso na manutenção de seu equilíbrio físico e social, afastando-o do processo de isolamento, da vulnerabilidade a doenças”. Destaca Karla Gama.

Diariamente são realizadas algumas atividades como passeios em parques ou museus, ginastica, caminhadas, tricô, pintura, Coral, entre outras atividades que mantes os idosos bem ativos.  Assim, o lazer para a pessoa idosa constitui uma ocupação do tempo livre, a realização de atividades sem obrigatoriedade e acima de tudo de livre escolha.