Após várias denúncias de irregularidades feitas por moradores do município, a Secretária de Assistência Social, o Creas a Vigilância Sanitária e a Comissão de Fiscalização do Idoso interditaram a Associação de Assistência para Idosos “Casa da Maria”, no Bairro jardins em Seropédica.

Segundo os membros do conselho, o local  apresentava várias irregularidades como: Esgoto a céu aberto, sem refeitório, sem enfermaria, sem relação de medicação prescrita para os idosos, CNPJ irregular para abrigamento de idosos, fiação da rede elétrica toda exposta pondo em risco de vida dos idosos, material de obra e lixo espalhados por todos os cantos, um idoso muito doente que não era levado para tratamento médico desde 2019, entre outros problemas sérios como mau cheiro.

Após a interdição, os proprietários foram conduzidos para 48º DP e autuados pelo estatuto de idoso art 99. O Delegado solicitou Pericia Policial para o Local.  

Na associação tinha 9 idosos que foram encaminhados pelo Creas para outras instituições, para serem abrigados.

Minha opinião:

Diante do abandono pelos familiares, muitos idosos buscam em abrigos o último amparo na vida, e acabam ficando em locais onde não existem condições de moradia.

A vida é feita de criar laços. É no decurso do tempo que as relações entre as pessoas nascem e se firmam. Mas, como dizem as canções, não dá para controlar a longevidade dos sentimentos. No decurso do tempo, há vínculos que desfalecem, ou mesmo aqueles que nunca são formados. E é pela fragilidade desses laços que hoje, nas últimas fases da vida, muitos idosos precisam aprender a ressignificar a própria solidão da maneira que ainda podem.

O Creas tem trabalhado para manter o vínculo familiar com os idosos, o órgão é o responsável por acompanhar o acolhimento, além de fazer também o acompanhamento de casos de anciãos em estado vulnerável e que precisam ser institucionalizados. A demanda pelo recolhimento dos idosos hoje tem uma efetividade maior por conta da rede de proteção ao idoso. Os Creas passaram a constatar mais casos. Muitos deles acabam sendo para abrigá-los. Nem sempre essa medida é necessária, entretanto ainda assim o número de vagas disponíveis atualmente é bastante insuficiente para a demanda. 

Você que é familiar de um idoso, cuide dele com carinho, um dia ele cuidou de você, e em breve todos nós seremos idosos, que exemplo daremos para termos o direito de sermos cuidados?

 

 

 

Faça o seu comentário