O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado nesta segunda-feira 11 de outubro, essa data foi instituída para promover a conscientização da sociedade e de dirigentes de instituições e do poder público, sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.

Muito ainda deve ser feito para garantir acessibilidade e mobilidade, seja nas calçadas, nos transportes públicos ou em estabelecimentos privados. Entretanto, não podemos deixar de ressaltar o exemplo de superação, garra e determinação, e o quanto as pessoas com deficiência física vem conquistando notoriedade.

Em Seropédica muitas ações são realizadas pela Prefeitura do município, com identificação de estacionamento, acessibilidade nas calçadas e prédios públicos. No último dia 5 de outubro foi realizado a solenidade de posse da Diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde tomou posse como Presidente do Conselho, Jocilene Leal Tavares Dantas.

Jocilene Tavares é cadeirante, e a muitos anos vem lutando para ser construído o Conselho dos Deficientes Físicos de Seropédica, em sua posse ela destacou: “Hoje temos um Governo Municipal que abraça a nossa causa, que nos dá apoio. Este conselho é composto por pessoas que tenha algum tipo de deficiência, ou que sejam ligados a algumas pessoas desta forma. As atribuições do conselho são acompanhar e fiscalizar a efetiva implantação e implementação da política de atendimento da pessoa com deficiência, como também definir e acompanhar prioridades de aplicação dos recursos públicos municipais destinados aos serviços de atendimento e de assistência social voltados para este segmento”.

A direita a Presidente do Conselho, Jocilene Leal Tavares Dantas, ao centro a Vice-prefeita e Secretaria de Assistência Social Vandrea Furquim, a esquerda a Vice-presidente do Conselho Emanuelle Genario Gomes
Coordenadora de Conselhos da Assistência Social, Elisângela Araújo