Venham participar da Caminhada Azul em Prol da Conscientização do Autismo em Seropédica
11 de abril de 2022

Respeitar o limite da criança com autismo e ampliar o tempo para suas atividades são essenciais para ajudar no seu desenvolvimento

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e o CAPSi, estará realizando nesta terça-feira (12), a Caminhada Azul em prol da Conscientização do Autismo. A caminhada vai ter início no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), seguindo até a Praça Nildo Romano, no Centro do Município.

O evento conta com apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Divisão de Atenção da Pessoa com Deficiência, Criança Feliz, Operação Segurança Presente, e CAPS Bicho da Seda. 

O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade.

Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos, e ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos, como ficar muito tempo balançando o corpo para frente e para trás, por exemplo.

É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim um modo diferente de se expressar e reagir, que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: