Universidade Federal Rural recebe Circuito Gourmet de Gastronomia Afro em Nova Iguaçu
24 de outubro de 2023

UFRRJ será a base do evento que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebe, de 7 a 9 de novembro, a primeira edição do Circuito Gourmet da Gastronomia Afro. O concurso busca valorizar a cultura afro-brasileira e a culinária com raízes africanas ao redor do mundo. Serão sete categorias destinadas a profissionais e entusiastas da profissão. O evento será realizado no campus de Nova Iguaçu.

Com programação extensa, os três dias de evento prometem levar o melhor dos novos talentos do Estado do Rio e nomes já reconhecidos, a exemplo das pratas da casa de Nova Iguaçu, como os chefs Rodrigo Barros (MasterChef e Embaixador da Gastronomia do Rio de Janeiro) e Márcia Baiana (Bicampeã do Enchefs RJ e Embaixadora da Gastronomia de Nova Iguaçu). Outros destaques do Circuito são o chef cubano Fernando Calderón, da Chef Confeiteira Diva Oliveira (Que Seja Doce), do chef Cadu Freitas (vencedor do prêmio Dolmã 2021) e da chef Vanessa Vacaro.

O circuito também desenvolve uma parceria com a Feira da Agricultura Familiar, que acontece todas as terças-feiras no Campus, abrindo espaço para produtores locais comercializarem seus produtos. Além de serem, também, um dos principais fornecedores de insumos frescos do projeto.

O chef carioca Pedro Alex, Embaixador Oficial da Gastronomia do Rio de Janeiro e vencedor do prêmio Dolmã nas edições de 2018 e 2022, assina a curadoria. Contemplado pelo edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o projeto conta ainda com a parceria do corpo acadêmico da UFRRJ. Para o chef, que também é presidente da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders (Abrachefs), a realização de um evento afro gastronômico em uma universidade pública na Baixada Fluminense é de extrema importância.

— Além de ser uma região com uma população negra significativa, é um espaço onde se reconhece e celebra a diversidade cultural, destacando a influência africana na identidade local. A meu ver, como verdadeiro celeiro da educação, a universidade possibilita não somente campos distintos de pesquisa no setor acadêmico, mas também o reconhecimento e a divulgação da história, cultura e culinária afro-brasileiras. Isso enriquece a experiência dos estudantes e da comunidade de maneira geral — destaca Pedro Alex.

Na percepção do chef, eventos que protagonizam a afro brasilidade, promovem a inclusão social e atentam para a representatividade. Do ponto de vista de Pedro Alex, eventos como este também estimulam o intercâmbio cultural ao permitir que estudantes de diferentes origens experimentem pratos tradicionais e internacionais. Para ele, a gastronomia é uma forma poderosa de compartilhar cultura e saberes.

— A gastronomia é uma forma poderosa de compartilhar culturas e saberes. Além de contar com a presença de profissionais reconhecidos no mercado, alunos e iniciantes também poderão aprender sobre técnicas culinárias ao participarem das oficinas interativas e das aulas show. Eu acredito verdadeiramente que as ações práticas contribuem de forma mais efetiva no combatente ao racismo e à discriminação— acrescenta Pedro.

O Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (Leafro/UFRRJ) também participa do encontro com o objetivo de acrescentar perspectivas afrocentradas através de suas pesquisas sobre protagonismo preto na cultura, na religiosidade e na gastronomia. Para o doutor em Ciências Sociais e professor do Departamento de Educação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPaCS) Otair Fernandes, o Circuito Gourmet chega para somar com os objetivos da Instituição.

— Ao ser aberto, gratuito e realizado dentro da Universidade, o evento alcança uma dimensão simbólica de grande importância e significado cultural na Baixada Fluminense e no estado do Rio. Se soma ao movimento de luta contra o racismo e de reparação histórica contra as desvantagens das desigualdades sociais e raciais em que a grande maioria da população negra se encontra em nosso país desde os tempos do regime de escravidão — destaca.

A Universidade, além de receber sua comunidade acadêmica, também irá abrir as portas para o público geral. O Laboratório de Alimentos e Bebidas será a ”cozinha do Circuito” ao longo de três dias de evento. Segundo o diretor acadêmico do campus, professor Paulo Cosme de Oliveira, receber este evento possibilita uma conexão com a identidade brasileira.

— As origens e influências africanas estão presentes em diversos deliciosos pratos na nossa alimentação diária. Teremos múltiplas atividades como palestras, oficinas e, é claro, a degustação de todos os sabores que tanto gostamos — complementa o diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

Para se inscrever, é preciso ser maior de 18 anos, acessar o regulamento e preencher o formulário que estão no site e na bio do perfil do evento no Instagram até esta segunda-feira, 23 de outubro. A seletiva vai priorizar pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou que apresentarem receitas afrocentradas – e vai até 4 de novembro. O resultado dos selecionados sai no dia 5 de novembro nas redes.

A professora doutora Isabela Fogaça, do curso de Turismo da UFRRJ, é uma das coordenadoras gerais do projeto contemplado pela Faperj. Ea destaca que a edição Baixada Fluminense do Circuito de Gastronomia Afro vem para revelar a influência e a riqueza que a matriz africana tem na cultura brasileira.

— A afro-gastronomia é mais uma atração para a região turística Baixada Verde e de empoderamento de seu povo, rico em cultura. E esse evento acontecer dentro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade da Baixada, é demostrar a responsabilidade que a Instituição tem para a promoção sociocultural dos grupos sociais de seu território — conclui Isabela.

O encontro promete trazer atrações culturais de dança e música, além da exposição do fotojornalista iguaçuano Paulo Santos. ”Ilustres e Anônimos, Personalidades Negras da Baixada Fluminense” revela nomes, nem sempre conhecidos pelo grande público, mas ocupam lugar de prestígio. O Circuito Gourmet da Gastronomia Afro também traz sua feira cultural com expositores levando artesanato, delícias e sabores do projeto. A iniciativa conta com o apoio institucional da Fenig (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu) através da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.

Fonte: EXTRA

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: