TV BOX apreendidos pela Receita Federal serão Transformados em Minicomputadores na UFRRJ
17 de outubro de 2023

Nesta terça-feira (17), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus da UFRRJ em Seropédica, foi realizado Palestra sobre aproveitamento de IPTVS como Ferramenta Pedagógica nas escolas públicas, o evento foi realizado no Auditório da Biblioteca Central.

Participaram da mesa de abertura o Magnifico Reitor da UFRRJ, Prof. Roberto de Souza Rodrigues, a Pró-Reitora de Extensão, Prof.ª Rosa Maria Marcos Mendes, o Diretor do Instituto de Ciências Exatas, Prof. Robson Mariano da Silva, o Secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Machado de Freitas, o Delegado Adjunto da Alfandega de Itaguaí, Auditor- Fiscal Ramon Freitas da Silva, e o Analista da Receita Federal do Brasil, Carlos Túlio Pedreira.

O Magnifico Reitor Roberto de Souza Rodrigues destacou a importância da Semana nacional de Ciência e Tecnologia e disse: “Este projeto permite sair do estado de formadores de conteúdos científicos para transformar esta ciência em possibilidades de políticas públicas. Isso só é possível quando conseguimos dialogar com outras entidades ou instituições que compõe a nossa democracia e nosso estado de direito. Podemos dialogar como autarquia federal com outra autarquia federal, e a junção destes atores em prol do movimento de nosso estado, e do nosso país, só geram resultados como está gerando agora. Lembro que o Delegado da Receita Federal de Itaguaí, Élcio Ferreto da Silva, mandou uma mensagem com interesse em fazer uma conversa, que eles tinham a possibilidade de fazerem doações para universidade. Durante o encontro viram a possibilidade das doações transformarem em políticas públicas, que congrega a nossa necessidade de formação, Ensino, Pesquisa e Extensão. O Diretor do Instituto de Ciências Exatas, Prof. Robson Mariano da Silva, abraçou essa proposta, e a Prefeitura de Seropédica através do Secretário Carlos Alberto Machado de Freitas, vem dando todo apoio necessário que a gente sempre precisa, e com isso o projeto vai criar um impacto de políticas públicas”.

“A Receita Federal apreendeu os aparelhos de TV Box, importados de forma irregular, e adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. Os infratores cometeram crimes de contrabando e violação aos direitos materiais e contra a propriedade imaterial. Esses aparelhos serão destinados para transformação em minicomputadores, para serem usados como ferramenta Pedagógica Educacional em Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública, e para ensino de alunos da própria Universidade Rural”.

Os equipamentos serão reconfigurados para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo ateste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

Antes estes aparelhos eram destruídos, hoje, serão usados pelos alunos das escolas municipais. No Workshop, organizado pela RF, foi proposto o desenvolvimento de um Laboratório Virtual para o Ensino de Música. A proposta é colocar nesses aparelhos um conteúdo didático, com videoaulas e exercícios, para ensinar alguns fundamentos musicais ou outros projetos educativos. 

A Receita Federal, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas impróprias para o uso e o consumo, deixa de destruir e, por meio de parcerias com as Instituições de Ensino, passa a promover a transformação dessas mercadorias. Segundo a RF eles estarão economizando recursos públicos e evitando o impacto ambiental gerado pela destruição desses equipamentos, que geram lixo eletrônico. Foi reforçado também a importância da experiência na formação profissional dos estudantes da universidade, na medida em que poderão acompanhar de perto, com os professores, o processo de descaracterização dos equipamentos que são transformados em minicomputadores. Além disso, com a doação desses minicomputadores, eles estarão atendendo a uma necessidade das escolas públicas que é possibilitar o acesso de seus alunos à tecnologia, contribuindo para a aprendizagem desses alunos da rede pública.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: