Segundo dia da Feira Literária e Cultural movimenta o Centro de Seropédica
13 de maio de 2022

A Feira Literária começa com propósito de incentivar a Leitura e fomentar a Cultura

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Educação SMES, realizou nos dias 12 e 13 de maio, na Praça Nildo Romano do Km 49, a primeira edição da FLICS, uma verdadeira Festa Literária que entrou no calendário de Evento da Secretaria de Educação de Seropédica. Os alunos das escolas envolvidas apresentaram várias atividades, desenvolvendo múltiplas linguagens.

Tendo como Secretário Marciel Falcão, o idealizador do Projeto da Feira Literária, a qual veio fomentar à educação do município. Ademais, ele prestigiou a mesma com o Tema Clarisse Lispector, um ícone da Literatura Brasileira. Nascida ucraniana com o nome Chaya Pinkhasovna Lispector, Clarice naturalizou-se brasileira e é reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

Conhecida por visitar a complexidade da existência e dos sentimentos humanos, Clarice experimenta em seus textos considerados infantis uma simplicidade do dizer, que nem por isso deixa de lado sua complexidade essencial.

Um evento impecável de tamanha proficiência, com uma dinâmica inédita de toda equipe envolvida e uma nova linguagem para Educação de Seropédica, foram feitos distribuições de brindes e muitos livros para os alunos participantes da rede, onde fizeram apresentações impecáveis com músicas, danças e teatro.

O Secretário de Educação, Marciel Falcão Pequeno, tem trabalhado sem medir esforços para incentivar a leitura e permeando uma educação de qualidade e afetiva. “Esse evento tem o foco principal de despertar o interesse pela leitura e no desenvolvimento da criança, para isso nós atraímos a atenção delas através de brincadeiras, historinhas, atividades lúdicas que despertem o interesse em sonhar dentro de um livro”, destaca Marciel Falcão.

A Mestre de Cerimônia, Professora Naiza Meirelles, coordenou o evento, e destacou que a educação começa em casa. “Os alunos aprendem melhor quando os pais se interessam pelo o que eles vivem no ambiente escolar. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados”. Enfatiza Naiza Meirelles.

O evento contou com presenças ilustres da Primeira-dama, professora Isabel Ribeiro, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, o Vereador Marcos Lomeu, o Secretário de Governo Fabio Mofati, o Secretário de Defesa Civil, Leonardo Rosa, o Secretário de Educação Marciel Falcão.

O evento teve apoio da Secretaria da Cultura, Secretaria de Comunicação e Eventos e Secretaria de Segurança e Ordem Pública.

Escolas Municípais que participaram do evento

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: