Secretaria de Saúde de Seropédica inicia a primeira etapa da Vacinação contra a Dengue
24 de fevereiro de 2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Seropédica, deu início à vacinação contra a dengue neste sábado (24/02), de maneira escalonada, o primeiro bairro a receber a vacina foi o Bairro São Miguel e contou com a presença do Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné.

E a partir do dia 26 a vacinação vai ser realizada no ESF Fazenda Caxias, Clinica da Família no km 41, e no ESF Joaquim F. Ferreira no km 39, de segunda a sexta-feira de 9 as 16 horas.

A vacinação é de 10 a 14 anos, porém devido a quantidade reduzida de doses, todos os municípios estão fazendo apenas para a faixa etária de 10 e 11 amos, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e assim que mais vacinas forem chegando será ampliada a idade de vacinação.

O que é dengue?

Dengue é uma infecção viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e representa um grande problema de saúde pública não apenas no Brasil, mas em vários países da América Latina. Existem quatro sorotipos diferentes do vírus e a recuperação da infeção por um sorotipo proporciona imunidade vitalícia apenas contra ele.

Sendo assim, a exposição posterior a qualquer outros dos sorotipos pode estar associada a um risco aumentado de doença grave, por isso a importância de manter a vacinação em dia.

Uma das formas de evitar a transmissão é realizando o controle do mosquito vetor — evitando deixar água parada em recipientes, pneus, vasos. Ou seja, a vacinação acaba sendo mais uma ferramenta na busca pelo controle da doença, que continua causando epidemia no Brasil. São anos de estudo em busca de um imunizante que seja eficaz.

Como funciona a nova vacina da Dengue

Qdenga é uma vacina que se baseia no sorotipo 2 do vírus atenuado da dengue (quando o vírus permanece vivo, mas enfraquecido, sem capacidade de causar a doença, assim como acontece nas vacinas contra caxumba, febre amarela, poliomielite oral e sarampo).

De acordo com a Takeda, a base do sorotipo 2 do vírus fornece o “esqueleto” genético para os outros sorotipos do vírus, assim o imunizante consegue proteger contra qualquer um deles. Recentemente, a vacina foi aprovada para ser usada em qualquer pessoa de 4 a 60 anos e deve ser administrada por via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Segundo a farmacêutica, a eficácia foi demonstrada a partir da primeira dose, sendo ampliada com o reforço. Mas, assim como acontece com outras vacinas, as pesquisas indicaram uma diminuição da eficácia no segundo ano de seguimento após a vacinação (24 meses) e, por isso, a farmacêutica está avaliando a necessidade de uma dose de reforço após 4,5 anos.

“Essa avaliação está em andamento, mas ainda não podemos concluir se será necessário o reforço, uma vez que a vacina continuou demonstrando significativa redução de hospitalizações (84%) e de casos gerais de dengue (61,2%), mesmo após seguimento de 4,5 anos, com o esquema primário preconizado. De qualquer forma, a Takeda seguirá avaliando uma potencial necessidade de dose de reforço”, informa o laboratório em nota.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: