Secretaria de Saúde da Prefeitura de Seropédica realizou neste domingo (28) campanha contra Hanseníase
28 de janeiro de 2024

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase a Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria de Saúde realizou neste domingo (28) panfletagem e orientações sobre a doença, na Feira do Centro de Seropédica, o trabalho foi coordenado pela Dra. Marinéia de Souza Moreira, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

 O Brasil é atualmente o segundo país no mundo em incidência de Hanseníase. O país registra mais de 30.000 novos casos da doença todos os anos. 

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae (Lepra) compromete pele e nervos periféricos.

É classificada como Paucibacilar quando o paciente apresenta até 05 manchas e Multibacilar acima de 05 manchas. É transmitida pelas vias aéreas superiores pelos Multibacilares não tratados. A doença se não tratada pode deixar sequelas. Tem como sintomas manchas esbranquiçadas, avermelhadas dormentes (com diminuição ou perda da sensibilidade térmica dolorosa e tátil) pés e mãos dormentes caroços (nódulos) no corpo e orelhas.

O número de casos da doença no município vem acompanhando a tendência estadual com queda da prevalência.  Mas os Paciente estão iniciando o tratamento com a forma avançada da doença (Multibacilar) e o ideal é iniciar o tratamento quando tem poucas manchas na forma inicial da doença (Paucibacilar) pois o tratamento é mais curto 06 meses e o tratamento da forma Multibacilar dura 12meses.

O evento teve como finalidade de divulgar sinais e sintomas da doença, sendo realizado explicações e exames em pessoas que circulavam na praça municipal e na feira.

 “Na ocasião foi realizado panfletagem e orientação aos munícipes que estavam no local, e exame dermatológico de pele, como também orientação sobre a doença”.

O trabalho foi realizado pela Coordenadora Técnica, Dra. Marinéia de Souza Moreira, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde que informaram a população os sinais e sintomas da hanseníase e informaram também os locais de tratamento.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: