Secretaria de Agronegocios de Seropédica adquiriu um Aparelho de Ultrassonografia Portátil para uso veterinário
14 de março de 2024

A Secretaria de Agronegócios da Prefeitura de Seropédica, vem avançando e modernizando seus equipamentos para melhor atender a população de Seropédica.

O Secretário de Agronegócios, Júlio Cesar da Silva Cicarino, informou a nossa reportagem, que recebeu recentemente um Aparelho de Ultrassonografia portátil que vai ser muito útil para atender os produtores Rurais do município. “A aquisição do aparelho é um investimento necessário para melhorar ainda mais o atendimento da equipe técnica junto aos produtores, somos o único município da baixa em ter este equipamento. Eu expliquei a Prefeito professor Lucas a necessidade deste aparelho e prontamente ele atendeu e pediu para comprar para nossa secretaria”.

Júlio Cicarino disse que o rebanho de bovinos no nosso município é em torno de 14 mil cabeças de gado, maior da Baixada Fluminense, tendo o dobro de animais do segundo colocado que é o município de Duque de Caxias.

O município tem 204 propriedades, onde atendemos 126 com vacinação da Aftosa e Brucelose, e também passamos o Ultrassom Veterinário nas fêmeas de Bovinos, Equinos e Bubalinos, onde temos na nossa cidade criação de Búfalos. O ultrassom facilita saber se a fêmea esta prenha ou não, o que os auxilia o pecuarista a tomar decisões mais precisas: “A redução do intervalo de partos no rebanho representa ganho econômico tanto na produção de uma vaca de leite quanto na engorda de bezerros de corte. Um animal que produza 30 litros diários de leite, por exemplo, terá acrescentado à sua produção 600 litros no fim da lactação. Em um rebanho formado por 100 vacas que tenham reduzido o intervalo de partos nessa proporção, serão 60 mil litros de leite a mais produzidos na lactação. Quando passamos o Ultrassom e a Vaca está vazia, orientamos ao proprietário de fazer nova cobertura, assim não vai ter prejuízos financeiros”. Explica o Secretário Júlio Cicarino. 

“A visita de um Médico Veterinário para usar este aparelho custa muito caro, só os grandes produtores que conseguem arcar com este custo, e a Prefeitura de Seropédica faz isso gratuitamente”

“O ultrassom é ideal para auxiliar os pequenos produtores rurais do município visando melhorar o desempenho reprodutivo do rebanho, avaliação reprodutiva, sexagem fetal, diagnóstico de patologias do trato reprodutivo, etc. A diferença entre fazer o diagnóstico por palpação retal e ultrassonografia é que o ultrassom possibilita mais informações como viabilidade fetal, visualização de alteração de útero, permite diferenciar o conteúdo uterino para diagnosticar processos infecciosos, ou seja, possibilita o diagnóstico mais preciso da prenhez e da condição da vaca. Por isso, o ideal é trabalhar com ultrassom que tem resultado mais rápido e eficiente. Outra vantagem é que, por volta de 60 dias de gestação, já é possível ver o sexo do feto” Disse o Médico Veterinário Cesar Augusto Lima Ferreira da Silva, funcionário da Secretaria de Agronegócios.

O produtor que precisar utilizar o ultrassom deve procurar a secretaria de Agricultura e fazer o agendamento do atendimento

A Direita o Secretário de Agronegócios, Júlio Cesar da Silva Cicarino, e o Médico Veterinário Cesar Augusto Lima Ferreira da Silva

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: