Saúde de Seropédica alerta sobre a importância de manter a caderneta de Vacina atualizada
18 de outubro de 2023

As vacinas têm importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo, tétano e entre outras, a mais recente doença que atingiu o mundo, a Covid-19.

É de extrema importância guardar a carteirinha com cuidado. Quem a perdeu pode recuperar o registro indo até o posto de saúde da sua unidade. Mas lembre-se, a caderneta de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, por isso deve ser guardada junto aos demais documentos pessoais.

Nesta última terça-feira (17), quando é comemorado o ‘Dia Nacional da Vacinação’, os profissionais de Saúde da Prefeitura de Seropédica fazem alerta para a importância da atualização da caderneta, mantendo os cuidados necessários para prevenção de doenças.

O Secretário de Saúde Renê Vigné fala sobre a resistência e a desatenção das pessoas sobre a atualização da caderneta. “Ainda é comum nos deparamos com muitas pessoas resistentes a tomar as vacinas, ou por algum motivo, desatentar-se com a atualização da caderneta, seja de crianças, adolescentes e até adultos. Os Agentes Comunitários de Saúde de todas as Estratégias da Saúde da Família (ESF) de Seropédica fazem busca-ativa no serviço e nas comunidades para identificar a captar esses usuários para promover esse cuidado necessário, que é um bem coletivo, para todos. O Dr. Renê ainda faz um alerta sobre a queda na cobertura vacinal, tanto para as vacinas de campanhas, quanto para as vacinas de rotina, motivadas pela desinformação e pelas fakes news. É inquestionável que as vacinas são seguras e salvam vidas. Impacto este visto em doenças que já foram erradicadas e recentemente durante a pandemia da Covid-19. As pessoas devem ter consciência que, no caso de dúvidas, não compartilhar mensagens que não tenham segurança sobre a sua veracidade, principalmente quando essa informação pode impactar na assistência de saúde de diversas pessoas, de forma negativa”. Destaca Dr. Renê Vigné.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: