São 8 mil vagas de capacitação: Aulas presenciais no Rio e Seropédica
8 de outubro de 2023

O Instituto PROA ampliou suas vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos em todo o estado do Rio de Janeiro. Agora são 8 mil vagas de capacitação profissional para jovens entre 17 e 22 anos, que estejam se formando este ano ou em 2024 no ensino médio na rede pública de ensino. Jovens que já concluíram o ensino médio e tenham até 22 anos também podem participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro e as aulas começam no dia 29 de janeiro de 2024.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEDEICS), da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ) e da Procter & Gamble (P&G).

“A parceria com o Instituto PROA veio para promover a inclusão do jovem fluminense no mercado de trabalho e cumpre nossa missão de estimular a principal política de desenvolvimento social que existe: a geração de empregos”, diz o governador Cláudio Castro.

Como participar – Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa e raciocínio lógico, além da análise de documentos, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é: https://www.proa.org.br

O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (patrocinada pela P&G), Logística (P&G), Análise de Dados (iFood), Varejo (Grupo Casas Bahia – Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.

Aulas presenciais no Rio e Seropédica – Para os alunos que preferem estudar presencialmente, é oferecido na capital carioca e na cidade de Seropédica dois espaços com computadores para realizar as atividades do PROA e tirar dúvidas com um monitor. A sala P&G PROA fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, e conta com 20 computadores com acesso à internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A sala da FAETEC Seropédica segue os mesmos dias e horários de funcionamento.

“Desde que fechamos essa parceria, estamos fomentando o mercado de trabalho para os jovens do Rio de Janeiro e promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens são conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, comenta Andre Felicissimo, presidente da P&G no Brasil.

Vidas Transformadas – A jovem Alice Frazão teve sua vida transformada em 2023, conquistou seu primeiro emprego na P&G e agora está vibrante com seus próximos passos na carreira.

“O PROA me preparou para o meu futuro e foi uma ponte para os meus sonhos, hoje sou jovem aprendiz na P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo”, Alice Frazão, jovem aprendiz na P&G em Seropédica (RJ).

“A falta de qualificação para esses jovens é um grande empecilho na busca pelo primeiro emprego, sabemos disso e nosso trabalho está todo dedicado na formação desses jovens, oferecemos cursos profissionalizantes gratuitos e oportunidades reais no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: