O Desfile Cívico de 7 de Setembro em homenagem a semana da Pátria ficara na história do município, o patriotismo, a dança a músicas das bandas marcaram o evento, logo no início a Cia de Dança de Seropédica desfilou mostrando toda graça e desenvoltura de suas alunas arrancando aplausos da multidão.

Em seguida o Moto Clube Largados no Mundo e outros Moto Clubes presentes fizeram uma homenagem a Telmo Felix da Silva membro da Escuderia, que faleceu nesta última quinta-feira de ataque cardíaco, ele era irmão do André Felix Diretor de Transporte da Secretaria de Educação Turismo e Esporte.

Antes das escolas, os militares foram a atração do desfile, sob comando do Major Cavalcanti e o Capitão Castilho os Militares do Deposito Central de Munição (DCMUN) de Paracambi, desfilaram fazendo uma homenagem ao Ex-combatente da força Expedicionária Brasileira Iony Calderini de 92 anos que desfilou em cima de um Jipe acompanhado de uma escolta militar, onde foi ovacionado pela população, principalmente por seus filhos e netos. O DCMUN iniciou suas atividades em 1958 e desde aquele ano passou pelo comando de 21 Comandantes e Diretores e atualmente é Dirigido pelo Senhor Tenente Coronel de Infantaria Paulo Roberto de Souza Leite.

O desfile atraiu pessoas de todas as idades, e famílias inteiras aproveitaram para curtir o feriado e se divertir, as Bandas Famuse de Seropédica e Apolo 12 de Santa Cruz foram muita aplaudidas pelo público que lotavam as dependências da Universidade Rural do Rio de Janeiro, onde desfilaram 52 instituição de ensino de Seropédica, cada uma mais bonita que a outra.

Estiveram presentes as seguintes autoridades:  O Prefeito Alcir Fernando Martinazzo, A Secretária de Educação Cultura e Esportes Lucia Baroni Martinazzo, o Vice-prefeito Zealdo Amaral, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra. O Secretário de obras Fernando Barros, o Secretário de Governo Luiz da Costa Guedes Junior, o Secretário Executivo Fernando Cesar Silva Martins, o Secretário de Comunicação Turismo e Eventos Thiago Ribeiro, a Secretária de Administração Tânia Maria Antunes, o Secretário de Saúde e Defesa Civil Marcus Neves Baroni, o Secretário de Serviços Públicos Caio Ferreira Pereira, a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos Patrícia Cristina Amaral e Castro, Secretario de ambiente e Agronegócios Ademar Quintella. O Secretário de Ordem Pública Victor Hugo Nogueira Junior, a Secretaria de Trabalho e Emprego Marcia de Freitas Lopes, o Subsecretário de Esportes e Mestre de Cerimonia do evento Alexandre Rafael, e os Vereadores Luciano DJ, Oscar Goulart, Max Goulart, Waguinho do Emiliano, Aguinaldo Luiz, Dedé Bananeiro, Bal da farmácia.